Brasil
Group CopyGroup 5 CopyGroup 13 CopyGroup 5 Copy 2Group 6 Copy
PUBLICIDADE

Por Cibelle Bouças, Valor — Belo Horizonte


O governo de Minas informou hoje que vai manter o cronograma de volta às aulas das escolas estaduais, marcada para 7 de fevereiro. O governador, Romeu Zema (Novo), disse que as escolas adotarão os protocolos de segurança usados no ano passado. Ontem, o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), anunciou o adiamento da volta às aulas nas escolas municipais em uma semana, começando no dia 14.

“A grande maioria dos jovens já está vacinada e é muito mais arriscado os jovens estarem em clubes, jogando bola na rua, do que dentro da escola, que é um ambiente que tem controle. Estamos conscientes de que estamos fazendo o certo”, afirmou Zema.

A maioria dos estudantes com mais de 11 anos estuda em escolas estaduais ou privadas. A educação infantil, de 5 a 11 anos, fica concentrada em escolas municipais e privadas. De acordo com informações da Prefeitura de Belo Horizonte, apenas 46,7% das crianças dessa faixa etária se vacinaram na capital mineira até ontem.

O governador cobrou responsabilidade dos mineiros. “Vacina tem em todo lugar, tanto para adultos quanto para crianças. O que tem faltado é responsabilidade. E quem não é responsável afeta os outros, expondo desnecessariamente ao vírus e atrapalhando o andamento do nosso trabalho. Os meus sintomas foram leves. As pessoas que estão sendo hospitalizadas com quadro grave são pessoas que se recusaram ou não fizeram o uso total da vacina”, afirmou Zema.

O governador criticou a politização da vacinação contra a covid-19. Ele já havia tomado as duas doses da vacina contra a covid-19, mas foi contaminado na semana passada. Em seu 11º dia com covid-19, Zema voltou a participar presencialmente de uma entrevista coletiva. “Os três primeiros dias foram muito desagradáveis, com muita dor, muita indisposição. Mas tenho melhorado dia a dia. Estou muito bem, tenho quase conseguido ter uma agenda normal”, afirmou.

Ele também criticou o compartilhamento de notícias falsas sobre vacinas. “Não é hora de politizar saúde. Saúde é assunto para quem é da saúde. Para quem estudou, para quem se formou”, disse o governador.

O secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, disse que há sobra de vacinas para crianças nos municípios mineiros. Muitos pais se recusam a vacinar os filhos, influenciados por notícias falsas de que o imunizante faria mal às crianças.

O secretário observou que mais de 7 milhões de crianças foram imunizadas no mundo e não há nenhum caso de morte por causa da vacina. Ainda de acordo com a Secretaria de Saúde, 74% das pessoas internadas com covid-19 no Estado não se vacinaram contra a doença. Outras 6% só tomaram a primeira dose.

O Estado ultrapassou 37 milhões de doses aplicadas. Entre pessoas acima de 12 anos, 87,37% tomaram as duas doses. E 21% tomaram a dose de reforço. Existem 2,5 milhões de pessoas em Minas Gerais que ainda não tomaram a dose de reforço.

Pico da ômicron

Segundo Baccheretti, Minas Gerais vive neste momento o pico de incidência da variante ômicron. “O pico da incidência chegou e o que precisamos agora é garantir a assistência nos municípios”, afirmou o secretário. O governo de Minas anunciou que vai repassar R$ 45 milhões aos municípios para garantir o atendimento aos pacientes de covid-19. O recurso poderá ser usado nas unidades de saúde para compra de insumos, medicamentos e abertura de leitos.

O Estado registra neste momento o triplo da média de casos observados em março do ano passado, no pico da segunda onda da covid-19. Nas últimas 24 horas, Minas Gerais apresentou 34.420 casos confirmados da doença e 55 óbitos. Desde o início da pandemia, o Estado tem 2,6 milhões de casos confirmados e 57.093 óbitos. O Estado acompanha 212.637 pacientes com a doença.

“Estamos aumentando bastante a incidência de casos, mas sem aumentar os óbitos na mesma proporção”, observou Baccheretti. Atualmente, existem 1.829 pessoas internadas com síndrome respiratória aguda grave no Estado. Em março de 2021, havia 9.370 pessoas internadas na mesma condição. De acordo com o secretário, o número menor de internações é resultado da vacinação.

De acordo com o secretário, hoje de cada 10 mil pacientes, um é internado em unidade de terapia intensiva (UTI). Em março do ano passado, quase 3 pacientes a cada 100 infectados eram internados.

De acordo com a Secretaria de Saúde, a taxa de ocupação de UTI covid no Estado é de 35% e a ocupação de leitos de enfermaria está em 10%.

Nos últimos 15 dias, 729 municípios mineiros não apresentaram óbitos por covid-19 e 690 municípios não registram mortes pela pandemia há 30 dias.

Nesta semana, o governo de Minas Gerais abriu 20 leitos de UTI e 102 leitos de enfermaria para pacientes de covid-19 para atender o público infantil. O Estado também suspendeu férias de servidores da saúde para garantir o atendimento médico aos pacientes.

O secretário disse ainda que Minas Gerais deve distribuir na próxima semana 1,5 milhão de testes rápidos de covid-19.

 — Foto: Reprodução Youtube
— Foto: Reprodução Youtube
Mais recente Próxima Aumento para professores pode colapsar serviços essenciais, defendem municípios

Agora o Valor Econômico está no WhatsApp!

Siga nosso canal e receba as notícias mais importantes do dia!

Mais do Valor Econômico

Novo procurador-geral de Justiça de São Paulo, Paulo Sérgio de Oliveira e Costa diz que MP-SP não terá 'mudança de rumo ideológico'

Ministro Silveira admite que ideia ainda é "algo incipiente”, mas que pode ser importante para promover a integração energética dos países da América do Sul, o que é defendido pelo presidente Lula (PT)

Governo considera rota de gasoduto pelo Paraguai para receber gás da Argentina

O país foi o único a votar contra a resolução, que teve o apoio de outros 12 países, com duas abstenções

No Conselho de Segurança, EUA vetam adesão plena da Palestina às Nações Unidas

Segundo a bolsa, as mudanças têm o fim de simplificar e aprimorar a atual tabela de tarifação entre diferentes perfis de clientes, bem como garantir maior eficiência aos mercados

B3 vai alterar tarifas para negociação de renda variável

Diretor abordou cenários citados pelo presidente do BC na véspera, e fez uma ligação com um dos pontos elencados pela ata da decisão de março do Copom

Em encontros privados, Guillen reforça chance de corte menor da Selic em maio, dizem fontes

Empresas também esperam atuar em conjunto em projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação

Petrobras e BP assinam acordo para desenvolver projetos na área de combustível sustentável

Bostic, do Fed, azeda humor dos mercados ao falar em corte de juros nos EUA só no fim do ano

Dólar fecha em leve alta e Ibovespa fica próximo à estabilidade em meio à cautela de dirigentes do Fed

Segundo o dirigente, banco central dos EUA precisa ser paciente e estar confiante de que a inflação está caindo de forma sustentável para a meta de 2% ao ano

Podemos esperar até 2025 para começar a cortar juros, diz Kashkari, do Fed

As informações potencialmente expostas foram dados cadastrais vinculados a 3.020 chaves Pix como nome de usuário, CPF com máscara, instituição de relacionamento, agência e número de conta

BC comunica incidente de segurança com dados pessoais de chaves Pix do Banpará

Por causa da seca, presidente colombiano sugeriu que moradores da capital passem o fim de semana em áreas que não enfrentam escassez de água

'Vão beber água em outro lugar', diz Petro as moradores de Bogotá