Por Rafaela Mansur, g1 Minas — Belo Horizonte


Sala de aula de escola estadual de MG — Foto: Gil Leonardi/Imprensa MG

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) publicou um novo protocolo sanitário para o retorno às aulas presenciais em 2022.

Os procedimentos a serem adotados em caso de confirmação de Covid-19 entre os alunos mudaram. Agora, somente nas turmas em que mais de 30% dos estudantes testarem positivo, todos deverão ser afastados do ambiente escolar por cinco dias – antes, o protocolo previa a suspensão das aulas de turmas com mais de uma infecção.

Segundo o documento, alunos que testarem positivo para Covid-19, apresentarem sintomas da doença ou tiverem contato próximo com algum contaminado não devem comparecer ao ambiente escolar e precisam comunicar a situação à instituição.

O novo protocolo revoga a recomendação de escalonamento de horário para entrada e saída dos alunos, mas mantém a orientação de controle do fluxo para evitar aglomerações nos momentos de troca de turnos.

O documento atualizado ainda revoga diversas outras normas, como a proibição do uso de celular nos refeitórios, a limitação de número máximo de visitantes aos prédios das escolas e a flexibilização da obrigatoriedade da utilização de uniforme.

A SES-MG ainda incentiva o uso correto de máscaras, a higienização das mãos e a limpeza frequente das instalações em todas as escolas do estado.

Vacinação

O protocolo diz que "a vacinação de crianças e adolescentes deve ser incentivada e encorajada" e orienta que os gestores das escolas solicitem a todos os pais a apresentação do cartão de vacina dos filhos.

Vacinação de criança contra a Covid-19 — Foto: Prefeitura de Rio Claro/Divulgação

Segundo o documento, a medida não tem o objetivo de impedir o acesso de alunos à escola, mas sim de promover medidas informativas e educativas.

"Com isso, podemos realizar buscas ativas e entender melhor a situação individual de cada aluno, além de orientar pais e responsáveis sobre a segurança das vacinas", explica a subsecretária de Vigilância em Saúde da SES-MG, Janaína Passos, em nota.

Segundo dados da pasta, 77,6% dos adolescentes de 12 a 17 anos de Minas Gerais receberam uma dose da vacina, e 39,8%, as duas. A imunização de crianças de 5 a 11 anos também está em andamento nos municípios.

Volta às aulas

As aulas na rede estadual de ensino estão previstas para iniciar, de forma 100% presencial, no dia 7 de fevereiro. As da rede municipal de Belo Horizonte voltam no dia 3 de fevereiro, exceto para as crianças de 5 a 11 anos.

Volta às aulas em Belo Horizonte foi adiada

Volta às aulas em Belo Horizonte foi adiada

Para os alunos dessa faixa etária, as atividades serão retomadas no dia 14 de fevereiro, nas redes estadual, municipal e particular da capital.

O protocolo completo da SES-MG está disponível neste link.

Vídeos mais vistos no g1 Minas:

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!