Mensa Brasil fará testes em 15 cidades para identificar superdotados

Publicado em 24/11/2022 - 14:01 Por Gabriel Corrêa - Repórter da Rádio Nacional - São Luís (MA)

A partir deste sábado (26), a representação brasileira da mais antiga sociedade que avalia o QI, o chamado Quociente de Inteligência, realiza testes presenciais e coletivos em 15 municípios brasileiros. Os testes são para descobrir pessoas consideradas "superdotadas" e podem fazer pessoas maiores de 17 anos e que estejam cursando ou que já cursaram o ensino superior.

Mas essas avaliações também podem ser aplicadas precocemente, como a menina Athena Silveira, de três anos de idade. O pai da garotinha considerada a mais jovem "superdotada" do país, Daniel Moreira, conta que o vocabulário e a autonomia da filha chamavam a atenção desde cedo, por isso, a preocupação para que a menina continue se desenvolvendo livremente.

Os laudos de testes oficiais e reconhecidos de crianças, como a pequena Athena, e de jovens de até 16 anos, são avaliados pela entidade Mensa Brasil.

Segundo o INEP, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, apenas 24 mil jovens foram identificados com altas habilidades. Mas a OMS – que é a Organização Mundial de Saúde - estima que o país tenha quase 2 milhões e meio de pessoas superdotadas.

De acordo com Carlos Fonseca, vice-presidente da Mensa Brasil, identificar essa população ajuda a garantir os direitos educacionais previstos no Plano Nacional de Educação.

São consideradas pessoas com "altas habilidades" as crianças que apresentam notável capacidade intelectual, aptidão para estudos, criatividade, liderança, talento artísticos ou capacidade psicomotora.

Mas ser considerado um "superdotado" também pode trazer complicações, por exemplo, dificuldade de socialização. Pode haver igualmente pressão familiar quanto à escolha profissional, desde cedo, o que atrapalharia os estudos e o desenvolvimento do jovem. Por isso, a necessidade da identificação e de um acompanhamento adequado.

 

Edição: Sâmia Mendes / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo