Os momentos de leitura estão presentes na rotina de menos da metade das creches e pré-escolas das crianças brasileiras das cinco regiões do país. A contação de histórias por atividades mediadas por professores da educação infantil ocorreu apenas em 45% das turmas, sendo que 5% foram realizadas sem apoio de planejamento pedagógico.
Os dados são do estudo Avaliação da Qualidade da Educação Infantil: um Retrato pós-Base Nacional Comum Curricular (BNCC), pesquisados com apoio do Itaú Social, do Movimento Bem Maior da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal e do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Economia Social da Universidade de São Paulo (USP).
Outras práticas de leitura e escrita também não foram observadas em 39% das salas. Em 61% das turmas onde essas atividades ocorreram, 23% não foram pensadas a partir de uma estratégia que garantisse o protagonismo das crianças por meio do brincar.
Para a coordenadora de Educação Infantil do Itaú Social, Juliana Yade, a leitura oferece benefícios importantes. “É indispensável que creches e pré-escolas adotem a mediação da literatura como uma aliada pedagógica, a fim de garantir não somente o acesso à cultura letrada mas também a construção de um olhar crítico da realidade que as cerca”, destaca.
A pesquisa mostra que as experiências com as linguagens plásticas, práticas sociais com espaços, tempos e objetos, aparecem em um terço (31%) dos 3.647 grupos, das 1.683 creches e 1.784 pré-escolas públicas observadas.
As experiências com teatro, dança e música poderiam ser mais frequentes. Em 27% das turmas não apareceram essas atividades e em 38% foram visto que essas práticas aconteceram de forma repetitiva ou mecânica.
Para 86% dos responsáveis por crianças na educação infantil, a leitura e contação de histórias contribuem para o processo de letramento. A 5ª edição do Retratos da Literatura aponta que os maiores incentivadores da leitura são os professores: 11%.
Para haver um maior estímulo ao hábito de ler e outras áreas, diz Yade, é preciso investir no desenvolvimento intelectual, psicológico e físico da criança.
“Seja na creche, seja na pré-escola, quando possibilitamos processos formativos das professoras que apoiem elas a fazer escolhas de livros que estimulem a criatividade por meio de uma escrita literária poética dos diversos gêneros que podem conter na literatura infantil, nós estamos garantindo o desenvolvimento integral [das crianças]”, afirma Yade.
Isso, segundo ela, proporciona um ambiente mais seguro na instituição de ensino e na educação infantil, principalmente quando há apoio da família.
O conteúdo foi mapeado entre junho e dezembro de 2021.