Por G1 Ribeirão e Franca


Um estudante de 16 anos foi detido por suspeita de furtar R$ 70 da bolsa de uma professora, dentro da sala de aula, na Escola Estadual Professora Laura de Melo Franco, em Franca (SP). Segundo a Polícia Civil, o menor confessou que usaria o dinheiro para comprar drogas.

De acordo com a Polícia Militar, a professora lecionava para alunos do 9º ano, na manhã desta segunda-feira (22), quando o crime ocorreu. O jovem estava sentado na carteira em frente à mesa da docente e, em um momento de distração dela, abriu a bolsa e pegou a carteira.

Ao sentir falta do dinheiro, a professora acionou a direção do colégio, que constatou o furto a partir das imagens da câmera de segurança instalada na sala de aula. A PM foi chamada ao local e levou o adolescente até o 5º Distrito Policial, onde o crime foi registrado como ato infracional.

Segundo a Polícia Civil, na presença da mãe, o menor confessou que é dependente químico, estava em abstinência e pegou o dinheiro para comprar drogas. Ele foi liberado e levado ao 2º Conselho Tutelar de Franca.

A polícia informou ainda que o jovem está matriculado no colégio há 10 dias, e que mora junto com a mãe em um abrigo provisório por determinação judicial. A Justiça determinou que o adolescente permaneça em liberdade assistida.

Em nota a Diretoria de Ensino de Franca, através do Programa Escola da Família e do professor mediador, informou que todas as medidas pedagógicas cabíveis foram tomadas.

"Todas as unidades de ensino desenvolvem as ações do Sistema de Proteção Escolar da Secretaria, que estabelece práticas pedagógicas e formações de professores da rede para combate e prevenção a conflitos, promoção de atividades restaurativas e cultura de paz no ambiente escolar", diz o comunicado.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1

Próxima matéria em

Você deseja continuar recebendo este tipo de sugestões de matérias?