Por g1 Tocantins e TV Anhanguera


Criança autista em Palmas ainda não foi para escola por falta de acompanhamento na sala

Criança autista em Palmas ainda não foi para escola por falta de acompanhamento na sala

O Pedro tem 11 anos e é autista. Ele está há quase um ano sem estudar porque a unidade escolar não tem um profissional capacitado para acompanhá-lo. O menino não desenvolveu a fala e tem algumas limitações, mas pode e deve frequentar a escola.

“A convivência social é muito importante para o Pedro até por recomendação médica. Neuropediatras, terapeutas que atendem ele hoje, como psicopedagoga e fonoaudióloga sempre falam: mãe tem que levar ele para a escola. É fundamental estar na escola”, relatou a mãe do menino, Francimara Diniz.

Pedro estudava desde os quatro anos de idade, mas em 2022 começou a ter esse direito negado. O ano letivo está chegando ao fim e ele ainda não pôde assistir as aulas.

"Como o Pedro tem dificuldades com a alimentação, ir ao banheiro e até mesmo tomar água, eu preciso desse acompanhante para estar com ele. Não tenho como simplesmente chegar lá e deixá-lo."

A presença desse acompanhante é garantida por lei para crianças com autismo. Para ter direito a esse acompanhe basta que a criança esteja matriculada e que o pai ou responsável apresente um laudo.

Pedro tem 11 anos e está há quase um ano sem frequentar escola — Foto: TV Anhanguera/Reprodução

A neuropsicopedagoga Daniela Welte explica que o acompanhante tem uma função de mediador.

“Se uma criança não é verbal, por exemplo, é de extrema importância que essa pessoa esteja lá para fazer essa mediação, trabalhar a autonomia, a socialização dentro do ambiente escolar. A falta dessa pessoa prejudica demais a parte de desenvolvimento cognitivo como a parte de social da criança no ambiente escolar”, disse a Daniela Welte.

O que diz a Secretaria de Educação

A Secretaria de Educação de Palmas disse que está em contato com a família do Pedro e que vai acompanhar o caso até que seja resolvido, mas não informou quando o menino vai poder voltar pra escola.

Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!