Por SP1


Desempenho de SP no ensino médio cai em matemática — Foto: TV Globo/reprodução

A ONG Todos pela Educação divulgou nesta quinta-feira (21) uma pesquisa sobre o aprendizado de crianças e jovens em escolas públicas e privadas de todo o país. Em São Paulo, os números mostram melhoria no desempenho de alunos no ensino fundamental, mas uma piora no aprendizado no ensino médio.

O levantamento compara o desempenho dos alunos nos últimos 10 anos, em 2007 e 2017.

No país, o aprendizado de matemática no ensino médio piorou. O estado de São Paulo até caiu no ranking.

No Brasil, o melhor desempenho no ranking, de 2007 a 2017, foi o do quinto ano do ensino fundamental.

Já em São Paulo, dobrou o percentual de alunos com aprendizado adequado em língua portuguesa, subindo de 38% para 74% - considerado o melhor índice do país, ao lado do Paraná. Em matemática, os alunos de São Paulo no ensino fundamental também melhoraram, passando de 33% para 65%.

Já no ensino médio, os números são desanimadores.

Em 2007, 28% dos estudantes do terceiro ano do ensino médio tinham aprendizado adequado em português. Dez anos depois, o número subiu apenas para 33%, atrás dos estados como Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro.

Em matemática, o número, que já era ruim, 11%, piorou, caindo para 10%.

O coordenador de Gestão da Educação Básica do estado, Fernando Siqueira, diz que os números do desempenho em matemática são inaceitáveis e que o estado empregará várias estratégias para buscar a melhoria do ensino em matemática, entre elas o aperfeiçoamento do material didático, cursos de melhoria dos professores e até mesmo ouvir os estudantes, para saber os motivos do desempenho ruim dos alunos.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!