PUBLICIDADE

Opinião|Meio ambiente e mudanças climáticas são temas de projeto de crianças no Arqui

Atualização:

Alunos do Ensino Fundamental do Colégio Marista Arquidiocesano estão formatando uma série de iniciativas denominadas "Meio Ambiente, te quero por inteiro"

PUBLICIDADE

O Colégio Marista Arquidiocesano, que completa 165 anos de sua fundação em 2023, onisciente das questões ligadas à preservação do meio ambiente, tornou essa temática uma questão a ser incluída no currículo, analisada e estudada pelos alunos, ampliando assim os conhecimentos na área e possibilitando ações de preservação e sustentabilidade.

Com isso, as turmas do Ensino Fundamental - Anos Iniciais (6 a 10 anos de idade) iniciam o projeto "Meio Ambiente, te quero por inteiro". As ações têm como  principal objetivo refletir sobre a ação da sociedade para a preservação do meio ambiente, por meio do diálogo com o Objetivo para o Desenvolvimento Sustentável (ODS 13 - "Ação contra mudança global do Clima").

 

Utilizando a temática,  a intenção é desenvolver as diferentes práticas de linguagens propostas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), como leitura, produção de texto, oralidade e análise linguística pertencentes ao componente Língua Portuguesa. Além disso, a ideia é conhecer e ressignificar as possibilidades da "arte ambiental", um movimento praticado por artistas de diferentes áreas que converte a natureza em inspiração, ou matéria-prima, para transmitir beleza e incentivar a preservação. O projeto também possibilita o diálogo com outros componentes curriculares, tais como Geografia, História, Ciências e Matemática.

"Estamos propondo também o diálogo com os gêneros textuais e objetos de conhecimento da área de Ciências Naturais com as diferentes linguagens presentes na  temática socioambiental, assunto tão importante e necessário nos dias de hoje. É só prestar atenção aos eventos climáticos extremos que têm ocorrido para perceber a urgência da reflexão sobre o tema e ações de intervenção para frear a emissão de carbono e o aquecimento global", afirma a coordenadora do Ensino Fundamental - Anos Iniciais do Colégio Marista Arquidiocesano, Lilian Gramorelli.

Publicidade

Opinião por Natália Venâncio
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.