Por Patricia Teixeira, G1 Rio


Uma jovem de 17 anos acusa o diretor Marco Antônio Muniz Y Rosado, do Colégio Estadual Manoel de Abreu, em Niterói, de agressões físicas e verbais. O caso aconteceu na unidade escolar na última quarta-feira (19) e foi registrado na 77ª DP (Icaraí).

De acordo com a estudante do 3° ano do ensino médio, as agressões aconteceram após uma discussão que envolvia a eleição que vai eleger o próximo diretor do colégio. Marco Antônio concorre à reeleição em uma das chapas. A adolescente afirma ter sido agredida com três tapas no ombro, além de ser chamada de "lixo" com o dedo em seu rosto. Ele também teria xingado uma outra estudante, também menor de idade.

"Faço parte da comissão que fiscaliza as campanhas para a eleição do próximo diretor. São duas chapas e ele concorre em uma delas. Tudo começou quando ele excedeu o tempo limite que cada chapa tem de campanha nas salas de aulas. Ficou dizendo que eu estava sendo induzida pela outra chapa, colocou o dedo no meu rosto e ficou gritando", explicou a aluna.

A confusão continuou pelos corredores da escola. "Os alunos saíram das salas para ver o que estava acontecendo. Até que ele falou que eu e mais uma aluna éramos lixo. Quando cheguei perto dele, ele me deu três tapas no ombro dizendo que comigo ele não queria conversa. Além disso, me empurrou para o lado pra sair da discussão", acrescenta. A jovem fez exame de corpo de delito no Instituto Médico Legal (IML) de Barreto, Niterói, na sexta-feira (21).

Após o ocorrido, ela diz que está com receio de voltar para a escola. A mãe da menina pediu uma medida de segurança para que ela retome os estudos.

"Estou com muito medo de voltar pra aula. Tenho medo da reação dele após a minha denúncia. Pelo que sei, ele tem mais de 33 processos internos. Não sabemos por que ele continua lá após tantas denúncias contra ele. Até professores ele já agrediu".

Outras denúncias de assédio moral contra o diretor estão sendo investigadas pelo Ministério Público, pela Comissão de Educação da Assembleia do Rio e pela Secretaria Estadual de Educação (Seeduc).

A Secretaria de Estado de Educação informou ao G1 que o caso será analisado pela Comissão Organizadora do processo consultivo e pelo Conselho Escolar - formados por professores, alunos, servidores, pais ou responsáveis -, que estão acompanhando e fiscalizando a consulta pública para diretores no Colégio Estadual Manoel de Abreu e em toda a rede estadual de ensino.

Na quarta-feira (20), a vereadora Talíria Petrone (PSOL), na condição de presidente da Comissão de Direitos Humanos, da Criança e do Adolescente da Câmara Municipal de Niterói, recebeu denúncia contra o diretor Marco Antonio Muniz Y Rosado. Talíria ouviu os relatos das duas estudantes que sofreram as agressões, suas mães e professoras.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1