Por Bárbara Muniz Vieira, G1 SP


Mostra de inovação social reúne 300 projetos que mudaram a vida das pessoas

Mostra de inovação social reúne 300 projetos que mudaram a vida das pessoas

Prática diária de meditação, projeto de leitura para crianças e educação em tempo integral foram algumas das iniciativas citadas durante o "Encontro de Fazedores: Conhecimento e Inserção Cidadã" durante a 1° Mostra Gife de Inovação Social, que começou nesta quarta-feira (11), no Centro Cultural São Paulo (CCSP).

Até terça-feira (17), oficinas e encontros discutem temas variados e são abertos ao público. A ideia da Mostra é reunir iniciativas filantrópicas do setor privado e da sociedade civil para encontrar soluções para os desafios sociais e ambientais do país.

José Marcelo Zacchi, secretário geral do Gife — Foto: Bárbara Muniz Vieira/G1

"Isso é feito tanto desenvolvendo modelos nos vários temas da agenda pública como educação, atividade econômica sustentável, combate à desigualdade e fortalecimento da democracia, quanto fortalecendo capacidades para que essas práticas possam se materializar na prática", afirma José Marcelo Zacchi, secretário geral do Gife.

A ideia, segundo ele, é expandir o debate e a transformação Brasil afora.

"Acho que isso tem um relevo maior nesse momento de fragmentação em que fica mais difícil identificar objetivos em comum. Cada um tem de somar esforços para dar respostas concretas para os desafios da vida. Acreditamos juntos podemos encontrar esses caminhos."

Mostra de Inovação social no CCSP — Foto: Bárbara Muniz Vieira/G1

Educação

O encontro da manhã desta quarta-feira (11) apresentou ao público o projeto Ética e Projeto de Vida, da Fundação Bradesco, que defende iniciativas como o uso da meditação mindfulness em sala de aula e a importância da lição de casa ser feita pelo aluno juntamente com os pais.

"O grande desafio é fazer o aluno aprender e levar para a família, para além da sala de aula. Quando ele consegue levar para o grupo, o resultado é positivo. A gente percebe que por causa da vulnerabilidade das famílias não é fácil, mas quando a gente consegue transformar em um núcleo aluno-família-escola, a gente tem resultados positivos de transformação", afirmou a representante Mariana Mourão, que acredita que a meditação pode ser aliada desse processo.

Já Carolina Brisso, representante do Instituto Natura, falou sobre o programa de apoio ao ensino médio integral, que já está presente em 19 estados brasileiros e tem ajudado a melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) das escolas.

"A politica se tempo integral é robusta e mexe com varias alavancas, como governador, secretaria de educação, currículo da escola, formação de professores, diretrizes, estrutura de escola, quadra, biblioteca. A gente consegue altos níveis de transformação, não é do dia pra noite, mas a gente ajuda o estado a construir essa politica de tempo integral."

Mariana Mourão, Fundação Bradesco — Foto: Bárbara Muniz Vieira/G1

Carolina Brisso, Instituto Natura — Foto: Bárbara Muniz Vieira/G1

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!