Topo

Pra começar a semana

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Medidas de proteção contra violência nas escolas entram na pauta federal

Lula caminha ao lado do líder chinês, Xi Jinping, durante visita a Pequim - Ricardo Stuckert/PR/Divulgação
Lula caminha ao lado do líder chinês, Xi Jinping, durante visita a Pequim Imagem: Ricardo Stuckert/PR/Divulgação

Do UOL

16/04/2023 17h04Atualizada em 16/04/2023 17h04

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Esta é a versão online da newsletter Pra Começar a Semana enviada hoje (16). Quer receber antes o boletim e diretamente no seu email? Clique aqui. Os assinantes UOL ainda podem receber dez newsletters exclusivas toda semana.

********

Depois de voltar da China e dos Emirados Árabes, Lula se reúne na terça às 9h30 no Palácio do Planalto com os chefes do Legislativo e do Judiciário, ministros, Ministério Público, governadores, entidades representativas dos prefeitos e parlamentares para discutir políticas de proteção do ambiente escolar. Governos estaduais, prefeituras e governo federal se mobilizam para evitar novos ataques. Escolas também tomam iniciativas, e deputados discutem ideias.
...............
Lula
embarca para Portugal na sexta e fica por lá até dia 25. Talvez dê tempo antes de indicar o substituto de Ricardo Lewandowski como ministro do STF.
...............
Despesas.
O governo deve enviar ao Congresso o texto da nova regra de gastos (arcabouço fiscal) nesta segunda (17), segundo o ministro Rui Costa (Casa Civil). A votação testa o apoio de Lula no Congresso, e da aprovação da proposta depende o quanto o governo terá disponível no Orçamento.
...............
Atos golpistas.
Na terça o STF começa a julgar em plenário virtual se aceita a denúncia contra cem golpistas do 8 de Janeiro (os votos têm que ser dados até dia 24, mas algum ministro pode remeter o processo para o plenário presencial).
...............
Rússia e Brasil.
Sergey Lavrov, ministro das Relações Exteriores da Rússia, visita o Brasil nesta segunda (27).
...............
Guilherme Derrite no Roda Viva.
Secretário de Segurança de São Paulo participa do programa nesta segunda (17) às 22h.
...............
Libertadores.
Na quarta, Flamengo X Ñublense e Corinthians X Argentinos Jrs, ambos às 21h30. Na quinta às 21h, Palmeiras X Cerro Porteño.
...............
Brasileirão.
Jogaços no domingo: às 11h Internacional X Flamengo e às 16h Vasco X Palmeiras.
...............
Liga dos Campeões.
Jogos de volta (decisivos) na terça (Napoli X Milan e Chelsea X Real Madrid) e na quarta (Internazionale X Benfica e Bayern de Munique X Manchester City). Sempre às 16h.
...............
Espanhol.
No domingo às 11h15, jogão: Barcelona X Atlético de Madri.
...............
Telona. Semana cheia de estreias:
* Beau Tem Medo. Com Joaquin Phoenix no papel de um homem paranoico levado a uma aventura bizarra, o filme mistura comédia e horror.
* A Morte do Demônio - A Ascensão. Terror puro, para quem tem estômago forte.
* Os Três Mosqueteiros - D'Artagnan. Nova versão do clássico de Alexandre Dumas tem Eva Green no papel da maldosa Milady de Winter e François Civil como D'Artagnan.
* Ninguém É de Ninguém. Inspirado em livro de Zíbia Gasparetto, tem Carol Castro (ela fala sobre o filme) e Danton Mello no elenco.
...............
Semana trabalhada mais curta, descanso mais longo com o feriado de Tiradentes na sexta (e semana que vem, outro fim de semana de três dias, com o 1º de Maio).
...............

Boa semana.

******************

********

LEIA MAIS NA NEWSLETTER