MEC vai aplicar um novo tipo de exame para o ensino fundamental

Publicado em 02/06/2022 - 15:37 Por Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A partir do ano que vem, estudantes do quarto e do nono ano do fundamental passam a ser avaliados em um novo exame educacional, já aplicado em outros países, o TIMSS. Traduzido do inglês, a sigla significa “Estudo Internacional de Tendências em Matemática e Ciência”.

A adesão ao exame internacional foi anunciada, nesta quinta-feira, pelo Ministério da Educação e vai medir como está o aprendizado de matemática e ciências no geral e em cada estado mais o Distrito Federal.

Presente no evento, o Ministro da Educação, Victor Godoy, destacou que o Brasil se soma a outros 60 países, que já utilizam o TIMSS para avaliar a qualidade da educação básica. Segundo ele, a adesão do Brasil é uma forma de entender, também, como o país está posicionado diante dos demais. Para Godoy o exame vai ajudar a diagnosticar as perdas na educação, provocadas pelo período da pandemia.

Além do TIMSS, o Brasil já aderiu, em 20019, ao PIRLS, Estudo Internacional de Progresso em Literacia de Leitura. Ambos são aplicados no Brasil pelo INEP. O presidente do instituto, Danilo Ribeiro, explica que os exames são uma importante ferramenta para a elaboração de políticas públicas em educação.

Os estudantes avaliados tem entre 9 e 10 anos e 13 e 14 anos. Com isso, o MEC pode avaliar a evolução dos estudantes ao longo dos anos em escolas públicas e privadas.

Edição: Paula de Castro / GT Passos

Últimas notícias
Educação

Com impasse na negociação, universidades federais devem ampliar greve

Mais nove universidades federais devem entrar em greve nesta próxima semana. A informação foi divulgada pelo Andes, o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Para povos indígenas, demarcação de terras é fundamental, diz ministra

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

Levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo