Brasil

MEC prorroga de novo prazo para Fies: agora vai até 10 de maio

Cem mil vagas são ofertadas no processo de seleção do financiamento estudantil

BRASÍLIA — O Ministério da Educação (MEC) prorrogou, mais uma vez, o prazo de seleção para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do primeiro semestre de 2019, que se encerraria nesta terça-feira. Agora, os estudantes terão até 10 de maio para completar os procedimentos de obtenção do crédito estudantil.

O prazo inicial, que se encerrava em 10 de abril, já havia sido prorrogado para 30 de abril, devido a problemas no sistema. Mas, como o processo permaneceu lento, o MEC adiou novamente para os estudantes em fila de espera. Em nota, a pasta explica que "todos os candidatos inscritos que não foram pré-selecionados em chamadas anteriores estão participando automaticamente da lista de espera".

Os candidatos passam primeiro por uma pré-seleção, depois comparecem à instituição onde pretendem estudar para validar informações e, por fim, contratam o crédito com o banco. Foram ofertadas 100 mil vagas na modalidade do Fies subsidiada pelo governo.

Estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir de 2010, e tenham obtido média das notas nas provas igual ou superior a 450 pontos e não tenham zerado a redação podem participar do Fies. Na modalidade subsidiada pelo governo, o estudante precisa ter renda familiar per capita de até três salários mínimos. O outro modelo do Fies é acertado entre o estudante e o banco, que é livre para praticar a política de juros que quiser.