Brasil
Group CopyGroup 5 CopyGroup 13 CopyGroup 5 Copy 2Group 6 Copy
PUBLICIDADE

Por Marcos de Moura e Souza, Valor — São Paulo


O ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou que o governo federal prepara um programa para garantir acesso à internet em todas as escolas do país.

Em um evento promovido pela Unesco nesta quarta-feira, Santana disse que a iniciativa vai buscar corrigir as desigualdades de acesso e citou que enquanto na região do Sul, cerca de 80% das escolas podem acessar a internet, na região Norte, menos de 40%.

"O presidente deverá lançar em alguns dias um programa para conectar todas as 138 mil escolas públicas brasileiras, com conectividade de banda larga com fins pedagógicos", disse o ministro. "Esse é um grande desafio, equidade no acesso à tecnologia na área da educação."

Segundo Santana, além da aposta no avanço da conectividade de qualidade em todas as escolas de educação básica, outro eixo de ação é a formação de professores em educação digital.

Ele mencionou a sanção recente de uma lei aprovada pelo Congresso que criou uma política nacional de educação digital.

O evento da Unesco, realizado em Montevidéu, reuniu ministros e especialistas em educação para o lançamento do Relatório de Monitoramento Global da Educação, da Unesco, sobre tecnologia na educação.

O documento apresenta uma visão cautelosa sobre o uso da tecnologia no sistema educativo e defende a necessidade de regulação acompanhada de equidade no acesso.

Camilo Santana também falou sobre as redes sociais a sobre a perspectiva do governo em relação à regulamentação dessas plataformas.

"Estamos acompanhando no mundo inteiro experiências ruins no uso da tecnologia com divulgações antidemocráticas, de violência, problemas nas escolas", disse. "Há uma preocupação enorme no controle das plataformas digitais hoje no nosso país."

Antes de citar conectividade e equidade no acesso como um dos pontos que o governo Lula considera como fundamentais, o ministro mencionou outros dois focos na atual gestão do MEC: alfabetização na idade certa e ampliação no número de escolas públicas em tempo integral.

Camilo Santana, ministro da Educação — Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil
Camilo Santana, ministro da Educação — Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil
Mais recente Próxima Dilma se reúne com Putin em agenda na Rússia, nessa quarta-feira

Agora o Valor Econômico está no WhatsApp!

Siga nosso canal e receba as notícias mais importantes do dia!

Mais do Valor Econômico

Ao todo, são 844,6 mil pessoas atingidas no Estado

Chuvas: Sobe para 78 número de mortos no RS; Desaparecidos chegam a 105

Previsão é de elevação das águas na Lagoa dos Patos, para onde escoam dois terços das águas dos rios do Rio Grande do Sul

Cidades de Pelotas e Rio Grande começam a evacuar áreas após alerta de inundação grave

Primeira reunião em Omaha desde a morte de Charlie Munger se aprofunda nas questões de mortalidade e sucessão

Buffett expõe papel do sucessor Greg Abel na reunião anual da Berkshire

De acordo com a Defesa Civil, 332 municípios foram afetados pela enchente histórica, o que corresponde a mais da metade dos municípios gaúchos. São 707.190 pessoas afetadas pela tragédia

RS tem 839 mil imóveis sem água e 421 mil sem luz; há 113 bloqueios em estradas

Federação Brasileira de Bancos divulgou balanço de doações diretas da entidade e de associados para ajudar no socorro aos moradores do Rio Grande do Sul

Ex-presidente da República foi internado neste domingo (5) no Hospital Santa Júlia em Manaus (AM) com quadro de erisipela

Em meio a impasse, Israel fecha escritórios de Al Jazeera e Hamas faz ataques em Kerem Shalom

Nova rodada de negociações de cessar-fogo entre Israel e Hamas falha neste domingo

Aeroporto de Porto Alegre está completamente fechado, em princípio até sexta-feira (10), informou o Ministério dos Portos e Aeroportos

Maioria dos portos, aeroportos e hidrovias do RS estão fechados ou com restrições; veja situação

Proposta é de que a rede de hospitais controlada pela gestora HIG migre para o segmento básico de listagem da B3

Kora: Gestora HIG, controladora da rede hospitalar, pede saída do Novo Mercado

Fundador de um dos cinco maiores grupos de ensino a distância do país, Wilson Picler diz não ter interesse em se juntar aos grandes grupos de ensino ou ser sócio de fundos de private equity

Uninter critica guerra por margem em cursos de ensino a distância