Por G1


O Ministério da Educação pediu ao Conselho Nacional da Educação (CNE) a prorrogação da resolução que vai determinar o aumento da carga horária dos cursos de formação de professores da educação básica.

Ao G1, o CNE confirmou o pedido e afirmou que o parecer será relatado em 3 de julho, quando ocorre a próxima reunião dos conselheiros.

Entenda a mudança

Há três anos, o CNE estabeleceu novas diretrizes para a formação de professores que incluem a ampliação da carga horária. A proposta é para que as licenciaturas passem de 2.800 horas para 3.200 horas, sendo assim a duração dos cursos saltaria de três para quatro anos.

As regras já poderiam estar valendo em 2017, porém o MEC pediu prorrogação de um ano. O novo prazo vence neste mês de julho, por isso o governo novamente solicitou o adiamento. Ainda não se sabe por quanto tempo.

O MEC informou que o pedido de prorrogação se "pauta na Lei de Diretrizes e Base da Educação e pela Lei do Novo Ensino Médio, que vinculam os currículos dos cursos de formação de docentes à Base Nacional Comum Curricular." Para o governo, os currículos de formação de professores precisam contemplar a base do ensino médio, que ainda está em construção.

Além disso, segundo o governo, o CNE também recebeu pedido de prorrogação da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).

'Desorientação'

Para o relator do tema no CNE, o conselheiro Cesar Callegari, os pedidos de adiamento podem provocar "desorientação" nas faculdades que oferecem cursos de licenciatura, e fragilizar a formação de professores.

"O que está em jogo é a fragilização da mais importante diretriz relacionada à formação de professores no Brasil", disse ele ao G1. "Não há educação de boa qualidade sem professores bem formados e em boas condições de exercer seu magistério, isso todos nós sabemos."

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1

Próxima matéria em

Você deseja continuar recebendo este tipo de sugestões de matérias?