Na véspera da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio, o Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Península realizaram um webinário (seminário por videoconferência) para discutir a importância da atividade física na formação de cidadãos e atletas. A ideia da iniciativa também era a de apresentar e debater os valores das olimpíadas, como respeito e igualdade, bem como sua relevância para a sociedade.
Uma das convidadas para o debate foi a ex-ginasta e atual secretária nacional da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem, Luísa Parente, que esteve nos Jogos de Seul, em 1988, e de Barcelona, em 1992, e deu seu relato sobre a emoção de participar da cerimônia de abertura do evento.
– É incrível. Nem sempre é possível para o atleta de alguma modalidade participar das cerimônias de abertura e de encerramento em função da concentração que ele tem que ter para o jogo no dia seguinte – disse Parente.
Também esteve no evento o professor de Educação Física Gabriel Schiller, que tem um projeto de apresentar o conteúdo das aulas de maneira interdisciplinar aos seus alunos.
– É um ano especial para o esporte. Isso (as olimpíadas) acontece de quatro em quatro anos. É muito importante que a educação física consiga aproximar também outras disciplinas – afirmou o professor.
A ideia central do evento foi debater e apresentar novas estratégias para ajudar professores de Educação Física a trabalharem esportes e valores olímpicos durante as aulas.
– Vamos oferecer aos professores alternativas que vão desde formas de popularizar o acesso a esportes pouco conhecidos até histórias inspiradoras de grandes atletas – disse Renato de Oliveira Brito, Diretor de Formação Docente e Valorização dos Profissionais da Educação do MEC.