Por G1


Itinerários formativos vão se estruturar em quatro áreas: Investigação Científica, Processos Criativos, Mediação e Intervenção Sociocultural e Empreendedorismo — Foto: Divulgação

O Ministério da Educação (MEC) estabeleceu os referenciais para a elaboração dos itinerários formativos do ensino médio, que são um conjunto de atividades e de conhecimentos que vão compor o conteúdo dado aos estudantes nesta etapa da educação. O documento deverá nortear os currículos escolares que serão elaborados pelos estados.

A portaria com a regulamentação foi publicada no “Diário Oficial da União” desta sexta-feira (5).

Os itinerários foram elaborados para substituir a distribuição do conteúdo das 13 disciplinas tradicionais ensinadas ao longo dos três anos do ciclo.

Após a homologação das Diretrizes Curriculares Nacionais do ensino médio e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Médio, os itinerários formativos ficaram divididos em cinco áreas de conhecimento: linguagens e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e sociais aplicadas e formação técnica e profissional.

Cada um destes itinerários formativos deve se organizar a partir de quatro eixos estruturantes: Investigação Científica, Processos Criativos, Mediação e Intervenção Sociocultural e Empreendedorismo.

Confira abaixo os referenciais estabelecidos pela portaria:

Antes da BNCC, o Brasil não tinha um currículo nacional obrigatório e as únicas disciplinas listadas por lei nos três anos do ensino médio eram português, matemática, artes, educação física, filosofia e sociologia. Agora, só português e matemática são obrigatórias e os demais conteúdos vão ser ensinados dentro dos itinerários formativos. Os currículos deverão ser definidos pelos estados.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!