Enem e Vestibular
PUBLICIDADE

Por Melissa Duarte


Estudantes que prestaram o último Enem poderão se inscrever nos programas oferecidos pelo MEC Agência O Globo — Foto:
Estudantes que prestaram o último Enem poderão se inscrever nos programas oferecidos pelo MEC Agência O Globo — Foto:

BRASÍLIA — O Ministério da Educação acaba de divulgar as notas dos participantes do último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O ministro da Educação, Milton Ribeiro, anunciou que a pasta decidiu adiantar o resultado do Enem após receber muitos pedidos dos candidatos". As informações estão disponíveis nesta quarta-feira, a partir das 19h, no Portal do Participante no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Estudantes, no entanto, relatam que não conseguem acessar às notas. Os candidatos conseguem entrar no sistema, mas os resultados não aparecem ainda.

A antecipação vale para estudantes que fizeram a versão regular e a antecipação da prova. As notas podem garantir vagas em universidades públicas federais e estaduais, além de particulares. Até instituições estrangeiras, como em Portugal, na Inglaterra e na França, aceitam o exame como porta de entrada para o ensino superior.

Para acessar as notas, os candidatos precisam acessar o Portal do Candidato (clique aqui). Depois, só precisa inserir o login e a senha do usuário para conferir o resultado.

Por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o candidato pode pleitear uma vaga em instituições públicas de ensino superior, como as universidades Federal Fluminense (UFF), de Brasília (UnB) e de Minas Gerais (UFMG). Para se inscrever, é preciso, no entanto, estar dentro da nota de corte, pontuação necessária para passar para o curso e ter nota da redaçao maior que zero.

As incrições abrem na próxima terça-feira. Candidatos que fizeram o Enem como "treineiros" não poderão participar.

Já o Programa Universidade para Todos (Prouni) oferta bolsas integrais e parciais em faculdades privadas em todo o Brasil. Quem cursou todo o ensino médio em escola pública ou com bolsa integral em colégio particular pode concorrer a uma vaga.

A renda familiar deve ser de até três salários mínimos por pessoa. As inscrições devem ser realizadas de 22 a 25 deste mês.

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), por sua vez, deve oferecer 111 mil vagas no primeiro semestre de 2022. Pelo programa, o governo subsidia as mensalidades da graduação (ou parte delas) e o estudante deve pagá-las após se formar.

O financiamento vai de 50% a 100% de acordo com a renda familiar do candidato. Estudantes poderão se inscrever de 8 a 11 de março.

Mais recente Próxima
Mais do Globo

Bruna Muratori diz que 'sempre que alguma coisa acontece comigo, penso: Tem alguém passando algo mais grave do que eu. Então, não faço tanto drama da situação'

Mulher que mora com a mãe no McDonald's do Leblon se queixa de preconceito: 'Incomodou porque chamou atenção'

Em gesto de aproximação com Senado, presidente sondou parlamentares sobre o clima das votações marcadas para a semana que vem

Lula demonstra preocupação com derrubada de vetos e pede empenho por acordo em reunião com Pacheco e senadores

Família do empresário foi responsável por fundar o Copacabana Palace

Morre o empresário Luiz Eduardo Guinle

Na ilha, diversidade religiosa faz parte da identidade democrática, e muitos dos fiéis participantes de uma peregrinação estavam na faixa dos 20 anos

Em Taiwan, divindade milenar atrai jovens em busca de consolo, sorte e imersão cultural

O mexicano Rogelio Villarreal precisou processar a grife para receber o item; entenda

Médico aproveita erro da Cartier, compra brinco de R$ 60 mil por R$ 66 e ostenta peça luxuosa em vídeo; veja

O medicamento, aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para diabetes tipo 2, é utilizado para a perda de peso

'Seios, bumbum, mãos e face' Ozempic: o 'combo' dos efeitos colaterais relatados por usuários (e o que eles têm em comum)