Brasil

MEC abre inscrições e marca data da prova do Encceja

Prazo de inscrição é de 16 a 27 de abril; Exame será dia 5 de agosto no Brasil e 16 de setembro no exterior

BRASÍLIA  - O Ministério da Educação divulgou na manhã desta quarta-feira os detalhes do Encceja 2018 , que é o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos. Em 2018 as inscrições ocorrem de 16 a 27 de abril. O exame ocorrerá no dia 5 de agosto no Brasil e 16 de setembro no exterior.

Para participar do Encceja é preciso ter pelo menos 15 anos completos para obter o certificado de ensino fundamental e mais de 18 anos completos para o diploma de ensino médio. Quem possui 18 anos está dispensado de fazer o exame para o ensino fundamental.

O matriculado que já tenha feito o exame em outras edições e tenha alcançado a pontuação mínima, poderá ser dispensado de fazer determinada matéria e obter a proficiência naquela área. Também será possível participar do  Exame Nacional do Ensino Médio ( Enem) ainda deste ano e, obtendo as notas necessárias, das seletivas do  Programa Universidade Para Todos (Prouni) e do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

O participante que se inscrever e não realizar a prova sem justificar formalmente, terá que pagar a inscrição em 2019, mas isso só vale para quem obteve a gratuidade nesta edição. No ano passado mais de 1 milhão e meio de pessoas se inscreveram no exame.

Haverá aplicação de provas também para pessoas privadas de liberdade. No Brasil, o exame para esse grupo será aplicado nos dias 18 e 19 de setembro. Para aqueles que estão privados de liberdade no exterior, a prova será realizada entre os dias 17 e 21 de setembro.

ESTRUTURA DA PROVA

Os candidatos inscritos no Encceja para ensino fundamental ou médio farão uma prova objetiva com 30 questões e uma redação. Para o ensino fundamental, os inscritos responderão questões de ciências, história, geografia, língua portuguesa, inglês, artes, educação física e matemática. No caso do ensino médio, as provas serão de física, química, biologia, história, geografia, sociologia, filosofia, língua portuguesa, inglês ou espanhol, educação física, artes e matemática.