Por Karolini Oiveira, G1 AC — Rio Branco


Primeiro dia de matrícula de novos alunos na Escola Heloísa Mourão Marques — Foto: Rayssa Natani/ G1

As matrículas para a comunidade em geral em escolas da rede pública estadual estão abertas e podem ser feitas a partir desta segunda-feira (22). Já escolas que não abriram durante o feriado vão estar abertas a partir desta terça (23). As matrículas seguem até a sexta (26).

Para fazer a matrícula, pais e responsáveis devem procurar as escolas de interesse ou o Centro de Referência e Inovações para Educação (Crie), em Rio Branco. Cerca de 170 mil vagas foram disponibilizadas em todo o estado.

O diretor de Gestão Escolar em exercício, Gilson Gomes Bardales, explica que as matrículas estão sendo feitas desde dezembro do ano passado e que as vagas abertas essa semana devem atender alunos que ainda não foram cadastrados na rede estadual.

“Essa semana as vagas são priorizadas para alunos que ainda não foram cadastradas na rede, que são de outra cidade, que mudaram de bairro ou que são de escolas particulares e vão passar para a pública”, explica.

Apesar da semana de matrículas dar prioridade aos alunos que ainda não estão na rede, Bardales garante que todos vão conseguir vagas. “O que pode dificultar é a alta busca por uma escola em específico, mas não falta escola para ninguém”, garante.

Bardales disse ainda que pais que tiverem dificuldades em encontrar vagas nas escolas de interesse podem procurar a Central de Matrículas no Crie. "Ninguém precisa correr, todos vão ser atendidos", ressalta.

Para fazer a matrícula de alunos, os pais ou responsáveis devem apresentar a certidão ou documento de identidade do menor, comprovante de endereço, foto 3x4 e documento do responsável. Pais que recebem Bolsa Família também devem apresentar a carteira do auxílio.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1