01/02/2018

Matrículas no ensino integral cresceram em toda a educação básica

Dados do Censo Escolar 2017, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), apontam que as matrículas no ensino integral da rede pública cresceram em todos os níveis da educação básica. Nas escolas de ensino médio, esse aumento foi de 22% e o percentual de alunos matriculados nessa modalidade também cresceu: em 2016, era 6,7%; no ano passado, chegou a 8,4%.

 

Ensino fundamental

Matrículas em tempo integral do ensino fundamental na rede pública também cresceram entre 2016 e 2017: saíram de 10,5% para 16,2%. Segundo informações divulgadas nesta quarta-feira (31) pelo Ministério da Educação (MEC), “o percentual de alunos, contando as redes pública e privada, passou de 9,1%, em 2016, para 13,9%”.

 

Educação infantil

Na educação Infantil, o levantamento do Inep considerou a variação no número de matrículas entre 2013 e 2017. O grande destaque foram as creches, cujos registros de alunos inscritos tiveram, nesse período, um crescimento de 94,5%. Apenas no ano de 2017, esse aumento foi de 5,2%, segundo os dados do censo escolar. De acordo com o MEC, a educação infantil pública possui 8,5 milhões de matrículas e tem potencial para ampliar a oferta.

Investimento e resultado

Segundo a ministra substituta da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro, os dados refletem a prioridade do MEC com a educação em tempo integral. Só este ano, a pasta já liberou R$ 406 milhões para a implementação do ensino médio integral nos estados.

No caso do ensino fundamental, ela afirma que o sucesso deve-se ao programa Novo Mais Educação, que visa melhorar a aprendizagem em português e matemática ampliando a jornada escolar. O programa recebeu, em 2016 e 2017, R$ 900 milhões.

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×