Material apoia formação de professores para educação antirracista - PORVIR
Crédito: childrennaturenetwork/Nappy

Inovações em Educação

Material apoia formação de professores para educação antirracista

Publicação gratuita do Instituto Alana feita em parceria com o Porvir traz experiências em escolas, planos de aula e ferramentas

por Redação ilustração relógio 4 de maio de 2022

O Instituto Alana lança o material de apoio ‘Recriar a escola sob a perspectiva das relações étnico-raciais (clique para baixar), desenvolvido a partir da jornada formativa No Chão da Escola, realizada em julho de 2021, sob o tema educação antirracista. O objetivo é oferecer subsídios para a formação de educadores a partir da realidade das escolas de educação básica de todo o país. O conteúdo foi desenvolvido em parceria com o Porvir.

O que você encontra no material sobre educação antirracista:

  • Experiências antirracistas em escolas de diversas regiões do Brasil
  • Ferramenta com caminhos para recriar a escola 
  • Questionário: você é um educador antirracista?
  • Lista de 14 filmes para abordar a questão racial na escola
  • Seleção de 31 livros sobre relações raciais para crianças e adolescentes
  • 5 planos de aula para apoiar educadores a tratarem sobre racismo em sala de aula
  • Estudantes mostram na prática como falar sobre relações raciais na escola

Por que uma educação antirracista

Os caminhos para a construção de uma educação multicultural incluem diferentes perspectivas, modos de ser e viver no mundo. Isso porque, apesar das leis 10.639/03 e 11.645/08 – que determinam o ensino de história e das culturas afro-brasileiras, indígenas e africanas –, muitas escolas ainda seguem o modelo criado sob uma ótica construída historicamente no ideal de superioridade racial branca, herança colonial originada no processo de escravização.

“Às vésperas de completar 20 anos da promulgação da LDB 10.639/03, é necessário alinhar compromisso ético e intencionalidade pedagógica para transformar nossas escolas em espaços de garantia de direitos à educação plena. Isso se dá a partir do enfrentamento ao racismo institucional e a ampliação de conhecimento. Por isso, reunindo as principais intelectualidades brasileiras na temática da educação para relações raciais, esse material se torna consulta obrigatória para todas e todos profissionais da educação. O Instituto Alana, ao lançar esse material de apoio, fruto da jornada formativa No Chão da Escola, corrobora para o entendimento de que a educação antirracista precisa ser um compromisso de todas e de todos”, diz Clelia Rosa, pedagoga e Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).

A escola é um dos principais agentes de transformação social e, por isso, deve-se considerar a realidade e a identidade das pessoas para garantir uma educação integral, inclusiva, democrática e de qualidade. O olhar para a equidade também é fundamental. Para se ter uma ideia, a evasão escolar é três vezes maior para os estudantes negros e indígenas em comparação com crianças e adolescentes brancos.

“Recriar a escola é um imperativo que denota uma urgência e uma necessidade. A urgência se refere ao contexto de mudanças sociais profundas provocadas por crises ambientais, pandemia, acirramento das desigualdades sociais e outros problemas que a instituição precisa trazer à reflexão de crianças e jovens, de modo que eles e elas possam sonhar com outras sociedades possíveis. Recriar a escola numa perspectiva antirracista é alicerçar esse sonho a partir da premissa de que igualdade e equidade são ideais a conquistar. Essa conquista depende da possibilidade de construir novos significados a respeito das diferenças raciais, lutar contra as desigualdades raciais e construir conhecimentos a partir de outras perspectivas que não a europeia”, ressalta Luciana Alves, pedagoga e Mestre em educação pela Universidade de São Paulo (USP).


TAGS

educação antirracista, educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, escolas inovadoras, formação continuada, tecnologia

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x