Por Giovanna Adelle*, g1 Campinas e Região


Uma das entradas do campus da Unicamp em Campinas — Foto: Antoninho Perri / Unicamp

Em uma iniciativa inédita, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) vai realizar um projeto de imersão para o fortalecimento do vocabulário de matemática em Libras para pessoas surdas. Por meio da oficina de verão “Matemática+Libras”, estudantes do Ensino Médio com deficiência auditiva irão resolver problemas da disciplina e desenvolver sinais para facilitar a compreensão do conteúdo.

Para difusão da nova linguagem, serão gravados pequenos vídeos das resoluções. A oficina será realizada de 16 a 27 de janeiro, com inscrições abertas até 25 de novembro pelo site. Para participar, é necessário ser fluente em Libras e passar por um processo seletivo com duas etapas. Segundo a Unicamp, serão selecionados de 10 a 15 alunos.

Os candidatos selecionados ficarão hospedados por duas semanas no campus da Unicamp, em Campinas, receberão alimentação e e uma ajuda de custo de R$ 1.760. Além das atividades relacionadas à matemática, a programação também inclui atividades sociais, passeios pelos campus da Unicamp e pela metrópole.

O transporte para Campinas deve ser custeado pelos alunos, suas escolas ou secretarias de educação da cidade de origem. A universidade oferece translado do local de chegada até o campus. Os resultados da seleção serão divulgados em 15 de dezembro.

Déficit em sinais manuais

Grupo de professores durante o lançamento do projeto Matemática+Libras — Foto: Dário Crispim

O objetivo da iniciativa “Matemática+Libras” é promover e enriquecer o vocabulário, em Libras, de termos matemáticos que eventualmente não existam ou não sejam disseminados na Língua Brasileira de Sinais. Segundo a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Unicamp (Proec), trata-se de uma demanda grave, mas desconhecida pela sociedade.

Com o déficit existente, segundo a universidade, professores e alunos surdos enfrentam dificuldades de comunicação em sala de aula que impactam diretamente no processo de aprendizagem.

Francisca Aglaiza Gonçalves, professora de Matemática da rede pública do estado do Ceará e uma das idealizadoras do projeto, conta que não havia sinalário - vocabulário de sinais - para muitos termos matemáticos ao fazer seu primeiro curso de Libras.

“Muita coisa na matemática é visual ou palpável, mas a língua é extremamente importante na construção do conhecimento. Por mais que seja possível ensinar matemática utilizando recursos visuais, a língua materna é um canal de aproximação entre o aluno e o objeto de estudo”, explica.

De acordo com o pró-reitor de Extensão, Fernando Coelho, a expectativa é contribuir para uma política pública que atenda às demandas das pessoas surdas, ampliando esse esforço também para outras disciplinas curriculares.

O programa é realizado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Unicamp (Proec), com organização do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC) e da Olimpíada de Matemática da Unicamp (OMU).

*sob a supervisão de Marcello Carvalho

Serviço

Projeto Matemática+Libras

  • Inscrições: limitadas, devem ser feitas pelo site até 25 de novembro
  • Oficina na Unicamp: de 16 a 27 de janeiro de 2023
  • Resultado da primeira etapa de seleção: 30 de novembro
  • Resultado da segunda etapa de seleção: 2 de dezembro
  • Resultado final: 15 de dezembro

VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e região

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!