Marcia Dessen

Planejadora financeira CFP (“Certified Financial Planner”), autora de “Finanças Pessoais: O Que Fazer com Meu Dinheiro”.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Marcia Dessen
Descrição de chapéu Folhainvest enem Fies

Como estudar com pouco dinheiro

Bolsa de estudos premia o esforço de estudantes de baixa renda com boas notas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A maioria dos jovens não nasceu em berço esplêndido e não contará com a ajuda dos pais para financiar seus estudos.

Trabalhar desde muito cedo é a realidade mais comum, seja para contribuir com as despesas da família, seja para pagar um curso superior, ampliando as chances de conseguir um bom emprego e um salário justo.

Mãos de manequins de madeira segurando um punhado de moedas
A maioria dos jovens não nasceu em berço esplêndido e não contará com a ajuda dos pais para financiar seus estudos - Gabriel Cabral - 26.jan.2019/Folhapress

Como pagar a faculdade quando a renda é insuficiente? Existem basicamente dois caminhos para obter a graduação: recorrer a uma bolsa de estudos, parcial ou total, em uma das escolas que oferecem essa alternativa, ou aderir a um programa de financiamento estudantil.

Fies

O Fundo de Financiamento Estudantil é uma ação do Ministério da Educação que financia cursos superiores não gratuitos com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior.

Durante o curso, o estudante paga mensalmente o valor da coparticipação, a parcela dos encargos educacionais não financiada.

Após a conclusão do curso, o estudante amortizará o saldo devedor do financiamento de acordo com a sua realidade financeira, conforme sua renda. Nos casos de estudantes sem renda, será devido apenas o pagamento mínimo.

O pagamento mensal será retido na fonte, descontado diretamente do salário, se houver. Estima-se que o financiamento seja quitado em 14 anos.

ProUni

Programa do Ministério da Educação que oferece bolsas de estudo em instituições particulares de educação superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros sem diploma de nível superior.

Além de ter feito o Enem e obtido no mínimo 450 pontos na média das provas e nota na redação maior do que zero, o candidato deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio (bolsa integral) ou de até três salários mínimos (bolsa parcial, 50%) e satisfazer a pelo menos uma das condições abaixo:

  • ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;
  • ter cursado o ensino médio completo em escola da rede particular, na condição de bolsista integral da própria escola;
  • ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola da rede particular, na condição de bolsista integral da própria escola privada;
  • ser pessoa com deficiência;
  • ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrante de quadro de pessoal permanente de instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura. Nesses casos, não há requisitos de renda.

É possível escolher qualquer curso com bolsa disponível, em qualquer instituição participante do ProUni. O programa reserva bolsas para políticas de ação afirmativa (cotas), devendo o candidato cotista se enquadrar nos demais critérios de seleção.

Cursos livres

Dependendo da qualificação pretendida e da área profissional de atuação, os alunos podem acessar cursos livres, a distância, gratuitos. Embora não sejam reconhecidos pelo MEC, complementam o currículo e agregam valor na hora de procurar trabalho ou investir na carreira. O site QueroBolsa apresenta diversos cursos nacionais e internacionais, vale a pena conhecer.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.