Enem e Vestibular
PUBLICIDADE

Por Bruno Alfano

Com um modelo bem estabelecido, o Enem valoriza quem conhece bem sua prova. Por isso, professores que são verdadeiros maratonistas do exame, por já terem feito a prova por vários anos consecutivos, têm muito a ensinar. Não só sobre o conteúdo, mas sobre as estratégias para um melhor desempenho.

Professor de História, Thiago Scott, do Colégio Leonardo Da Vinci Gama, já fez cinco edições do Enem e conhece bem as provas dos últimos dez anos. Ele afirma que definir uma boa estratégia é fundamental para se sair bem. Na sua avaliação, o melhor caminho é que o candidato pule as questões que julgue mais difíceis e as retome no fim da prova.

— O estudante deve identificar as questões mais difíceis e atravessar toda a prova pelo menos três vezes. Assim ele faz primeiro as fáceis, garante o acerto dessas e só depois volta para aquelas marcadas como mais complicadas. O ideal é não fazer a prova de modo ordenado e linear porque o candidato pode perder muito tempo com questões no início. Fazer uma boa gestão do tempo é fundamental — avalia.

O especialista aponta ainda que é essencial conhecer o edital da prova, pois o Enem é muito diferente dos vestibulares tradicionais. Em Humanas, ele explica, são seis competências, cada uma como cinco habilidades.

— Domine e estude a matriz. A prova é interdisciplinar e multidisciplinar. O aluno precisa mobilizar conhecimentos de muitas áreas diferentes. Estude o básico sobre Direito, Comunicação, Direitos Humanos, Antropologia, Relações Internacionais… — diz.

O professor Alex Rmoa, do Colégio e Curso AZ, fez o Enem todos os anos desde 2009. Quando veio a novidade da versão digital, ele também aderiu e já teve duas experiências com ela.

— O digital é o futuro. Quem faz nunca mais volta atrás. Só tem vantagens — avalia.

A prova digital do Enem é aplicada nos mesmos dias da versão impressa. Neste ano, são 65 mil inscritos para esse modelo, no qual o aluno precisa ir até o local de aplicação para prestar o exame. Segundo Rmoa, o aluno ainda conta com um papel para fazer rascunhos e contas.

— Use e abuse de marcações, principalmente nas provas que você pode apagar. Assim, você nunca mais errará o cartão-resposta. Use o botão lembrete sempre que estiver em dúvida, não tenha medo de apertar o botão encerrar, pois ele abrirá um mapa mostrando tudo que o candidato pulou ou marcou lembrete — diz o professor de Matemática. — Se há alguma desvantagem, seria a do candidato que sai muito para beber algo ou ir ao banheiro, pois ele gasta tempo para parar, digitar o código de acesso à prova e retornar a cada saída.

Já Ávila Oliveira, coordenador da área técnica de Linguagens e Redação do Colégio Unificado, faz a prova ano sim, ano não. Ele frequenta as edições observando tudo. Tudo mesmo:

— A gente procura olhar a forma como se informam no quadro o tempo que já passou, já que os candidatos não podem usar o relógio; o modelo do saquinho para guardar o celular; e até o perfil da prova. Gosto de observar todos os rituais para depois orientar os alunos com segurança e propriedade.

Oliveira afirma que, em Linguagens, é mais complicado perceber a dificuldade das questões. Por isso, neste caso, ele recomenda primeiro ler com calma cada questão para definir quais são as fáceis e as difíceis. Já sobre Redação, ele diz para nunca deixá-la em segundo plano.

— Essa é a prova com potencial de maior nota no Enem, capaz de impulsionar o ingresso de um candidato através do exame. O empenho para a redação é essencial e escrever não é fácil. Exige planejamento, seleção de informações, ajustes no texto e revisão. Por isso ela é tão valorizada — diz.

Já a experiência do professor Daniel Ledra é antiga. Como professor, ele fez quatro edições do Enem. Já como aluno, ele fez a de 1999, a segunda edição da história do exame, completamente diferente do Enem de hoje.

— Na prova de Ciências da Natureza, a melhor estratégia é confiar no conhecimento do próprio aluno. Começar pela prova na qual ele se sente mais confortável e resolver as questões nas quais tem mais habilidade — diz o professor de Química do Colégio Unificado.

Os aprendizados

Confira dez aprendizados que os professores maratonistas tiraram após tantas edições acumuladas.

  1. O Enem não é aleatório, ele tem uma lógica, um edital, uma Matriz de Referência que precisa ser conhecida.
  2. É mais importante entender as habilidades da Matriz do que decorar conteúdos.
  3. As provas são previsíveis. Por isso, conhecer as edições antigas é fundamental.
  4. O Enem se baseia em cidadania e direitos humanos.
  5. É fundamental desenvolver uma maturidade intelectual para fazer uma boa prova. Melhorar o vocabulário conceitual, ler textos complexos e dominar a interdisciplinaridade das provas.
  6. Redação é a rainha. Entenda a frase temática, pois sempre haverá palavras já estão apontando a expectativa da banca.
  7. Leia os textos motivadores com atenção.
  8. Dedique tempo para planejar a redação. Tire de 10 a 15 minutos para planejar o que vai escrever em cada parágrafo.
  9. Não siga modelos de internet. É legal se inspirar em redações nota 1000, mas absorva e entenda o que levou o candidato a ter aquela nota para criar seu próprio texto.
  10. Confira, depois do rascunho, se todos as competências da correção estão presentes.

Mais recente Próxima Enem: 35 erros de Português para não cometer na prova
Mais do Globo

Decisão judicial prevê multa aos que não cumprirem as exigências; Orla Rio afirma não ter recebido notificação e que 'aguardam a modernização do sistema de ligações'

Quiosques da orla da Barra e do Recreio têm prazo de um ano para ligar estabelecimentos à rede pública de esgoto

'Engole o choro', de Fabio Rodrigo, foi eleito o melhor curta da mostra competitiva nacional

Festival Curta Cinema anuncia vencedores de edição 2024 e qualifica dois filmes para o Oscar

Encontro promovido pela Comissão de Legislação Participativa debatia crise humanitária vivida na Faixa de Gaza

Homem circula com camisa do Hamas e distribui panfletos durante sessão convocada por deputados do PT na Câmara; vídeo

Outros 850 medicamentos terão desconto de 60%, junto com equipamentos hospitalares

Reforma Tributária: mais de 380 medicamentos e vacinas terão isenção total de imposto

O tema do encontro serão melhorias no transporte de animais

Ministro convoca companhias aéreas para reunião após morte do cão Joca

Filme original, de 1999, custou US$ 60 mil e arrecadou quase US$ 250 milhões, um recorde na época

Depois do anúncio de reboot, elenco de 'A bruxa de Blair' pede compensações financeiras pelo sucesso do longa

Foram 261 trabalhos inscritos, com categorias definidas por cinco tribunais superiores

O GLOBO vence Prêmio Nacional de Jornalismo do Poder Judiciário

Alvinegro bate o Universitario-PER por 3 a 1, nesta quarta-feira, no Nilton Santos; time perde Tiquinho nos minutos iniciais

Botafogo resolve jogo no segundo tempo e se mantém vivo na Libertadores

Além da cesta básica, produtos como medicamenhtos e hortícolas terão imposto zerado. Serviços de educação e saúde terão desconto de 60%

Reforma Tributária: escolas, hospitais, laboratórios e dentistas terão desconto de 60% no IVA

Projeto lista profissões que terão alíquota reduzida em 30%

Reforma Tributária: governo define profissionais liberais que terão benefícios. Veja a lista