Por G1 Santarém


Professores de Educação Física se reuniram com prefeito Nélio Aguiar — Foto: Ronaldo Ferreira, Divulgação, Prefeitura de Santarém

Os profissionais de Educação Física de Santarém, no oeste do Pará, já podem comemorar. Em reunião realizada com o prefeito Nélio Aguiar na tarde desta segunda-feira (10) foi decidida a manutenção dos serviços destes profissionais nas séries iniciais que vão do 1º ao 5º ano. A prefeitura entende que educação física é imprescindível no processo de aprendizagem das crianças. A partir de segunda-feira (17) os profissionais da educação física já estarão nas escolas.

Os professores de educação física que dão aulas para turmas do 1º ao 5º ano ainda não tinham sido lotados na Semed por uma decisão de contenção de despesas por causa da crise. A decisão foi analisada e o orçamento estudado minuciosamente na busca de viabilizar formas de manter os profissionais. “A decisão do governo é reflexo também do diálogo que a comissão fez conosco e nos convenceu da importância do professor de educação física nas séries iniciais”, afirmou o prefeito Nélio Aguiar.

A categoria considerou a deliberação do prefeito uma conquista. “Chegamos a um entendimento que essa decisão do prefeito representa um passo para o futuro. A educação física forma o cidadão com consciência de cuidados de saúde, cuidados com o corpo desde as primeiras séries”, comemorou o professor Jairo Silva.

Projeto de Lei
Foi dado à Procuradoria Jurídica do Município a tarefa de elaboração de um Projeto de Lei que torne essa decisão uma política pública. A lei deverá estabelecer que a educação física do 1º a 5º ano seja ministrada por um profissional da área.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1

Próxima matéria em

Você deseja continuar recebendo este tipo de sugestões de matérias?