Edição do dia 05/07/2017

05/07/2017 21h02 - Atualizado em 05/07/2017 21h02

Mais uma criança é vítima de bala perdida dentro de escola no Rio

Samara Gonçalves foi ferida nas costas durante uma troca de tiros.
Profissionais de educação manifestam revolta e desalento com tiroteios.

Nesta quarta-feira (5) mais uma criança foi vítima de bala perdida dentro de uma escola na região metropolitana do Rio. Em um dia em que profissionais de educação manifestavam revolta e desalento com a frequência dos tiroteios nos arredores de salas de aula.

“Como aprender em um ambiente em que há tanto comprometimento com relação à violência? É muito difícil”, disse o diretor de escola Carlos Antônio de Matos.

Professores, pais e alunos. Todos têm a mesma dúvida que o diretor da escola onde Vanessa Santos estudava. A menina de dez anos morreu na terça-feira (4) baleada na cabeça durante um confronto entre PMs e traficantes no Lins, Zona Norte do Rio de Janeiro.

Nesta quarta (5) não teve aula no colégio dela e nem nas outras cinco escolas da região. Os professores se reuniram para pedir socorro.

“Nós ficamos no meio da linha de tiro”, disse um professor.

“A gente vê crianças bem nervosas, bem agressivas com os outros. Porque é o que eles estão vivenciando dentro dos lares e na própria comunidade”, afirmou a professora Janaína Viana Francisco.

Foram 99 dias letivos em 2017 e em apenas sete não houve suspensão de aula em escolas municipais por causa da violência; 128 mil estudantes foram prejudicados.

Na comunidade onde Vanessa morava, moradores reclamam da operação de terça.

“Eles já entraram atirando. Eles não se importaram se tinha criança na rua. Foi uma correria terrível”, contou uma moradora.

O secretário municipal de Educação também criticou a PM.

“Nós estamos acionando, sim, o Ministério Público para que ele acompanhe junto conosco essa situação e avalie a possibilidade de ações criminais diante de ações criminosas da polícia”, disse César Benjamin.

“Querer retirar da força policial a sua missão precípua de combater o crime, de atuar contra os maus feitos de criminosos, é subverter o pacto social”, afirmou o porta-voz da Polícia Militar Ivan Blaz.

Nesta quarta (5), foi internada em um hospital na Baixada Fluminense mais uma estudante atingida durante um tiroteio. Samara Gonçalves tem 14 anos e foi ferida nas costas enquanto estava dentro da escola. A Polícia Militar disse que ela foi vítima de um tiroteio entre traficantes.

Em outro ponto do Rio, na Cidade de Deus, três letras foram pintadas no teto de uma escola: “paz”. Um direito de quem só quer estudar e crescer.