Por Luan Cesar, G1 AC — Rio Branco


Aulas nas escolas que vão receber ensino integral devem começar até 20 de março — Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre

A Secretaria de Educação e Esporte do Acre (SEE-AC) vai implantar mais quatro escolas públicas do estado com o ensino em tempo integral este ano.

Dessas, apenas uma está em Rio Branco, as outras ficam nas cidades de Brasileia, Cruzeiro do Sul e Tarauacá. Com isso, 2,5 mil alunos vão passar para a nova modalidade de ensino no estado.

Em Rio Branco a escola Raimunda Silva Pará, no bairro Cidade do Povo, passa a funcionar no novo sistema. Já em Cruzeiro do Sul, a escola Craveiro Costa adere a nova modalidade de ensino.

Em Brasileia a unidade de ensino Kairala José Kairala passa a receber os alunos durante todo o dia. Em Tarauacá, a escola Djalma Batista também entra para o ensino integral.

Marco Brandão, secretário de Educação e Esporte, afirma que esses estabelecimentos de ensino estão passando por reforma e ampliação para adequar as estruturas a forma de ensino. A previsão, segundo ele, é de que as aulas nesses locais iniciem até o dia 20 de março, data para que o processo de formação de professores e reformas sejam encerrados.

“Junto com as escolas em tempo integral implantadas no ano passado, temos um investimento total de R$ 28 milhões. Disso, 1/3 são provenientes do Ministério da Educação [MEC] e o restante é do Estado. Já estamos no processo de formação e reforma. A única escola que a reforma ainda não começou é a Raimunda Silva Pará. Todas elas vão ser climatizadas”, garante Brandão.

O secretário explica que somente essas quatro escolas passam a ser em tempo integral este ano e lembra que as escolas militares da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros vão reforçar a oferta de ensino.

Além disso, ele recorda que o Instituto Dom Moacir (IDM) em parceria com a SEE oferta cursos profissionalizantes integrados para os alunos que não estudam em tempo integral.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1