Por Iryá Rodrigues, G1 AC — Rio Branco


Após mais de um mês da reinauguração, escola técnica no AC não iniciou disciplinas técnicas — Foto: Odair Leal/Secom

Pouco mais de um mês após a reinauguração da Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha, em Rio Branco, alunos reclamam que disciplinas profissionalizantes ainda não foram iniciadas. Conforme os estudantes, os cursos, que são técnicos integrados ao ensino médio, estão com aulas apenas de nível médio.

A Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte (SEE) informou que os cursos foram iniciados, porém os estudantes ainda não tiveram aulas das disciplinas do currículo técnico por falta de professores.

Conforme o órgão, não foi deixado nada firmado na gestão anterior para que houvesse continuidade e possibilidade de contratação de profissionais em 2019. Por isso, a secretária busca uma solução para contratar professores de áreas técnicas, mas ainda não há previsão para que as aulas profissionalizantes iniciem.

Uma das estudantes, que preferiu não se identificar, faz o curso de técnico de enfermagem desde 2017 e reclama do atraso. Segundo ela, a previsão era de conclusão do curso em três anos e meio, mas, como as disciplinas não iniciaram, não tem mais perceptiva de quando vai conseguir concluir.

“Na verdade, a gente já iniciou atrasado o ano letivo em 2017, que era para iniciar em fevereiro ou março e começou em agosto. Mas, esse ano a gente teve um atraso ainda maior, já vamos para maio e os cursos específicos - saúde bucal, técnico de enfermagem e estética - ainda não tiveram nenhuma aula de educação profissionalizante”, reclamou a estudante.

Outro aluno do curso técnico em saúde bucal, que também não quis ter o nome revelado, falou que o atraso acaba sendo desestimulante para os estudantes que pretendiam sair do ensino médio já com o curso técnico para entrar no mercado de trabalho.

“Desde o ano passado que a gente está sem as aulas de áreas técnicas e estamos só nos prejudicando. Um curso que era para terminar em três anos, vai se estender por uns quatro anos e meio. A gente fala com a diretora e é sempre a mesma resposta, que não tem previsão”, disse o aluno.

Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha foi reinaugurada em março deste ano — Foto: Odair Leal/Secom

Obras na escola

Em março deste ano, o governador do Acre, Gladson Cameli, entregou as novas instalações da Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha. Orçada em R$ 1,6 milhão, a reforma durou seis meses e foi a primeira a ser entregue na gestão de Cameli.

Conforme o governo, toda estrutura do prédio passou por reforma. Um dos destaques foi a modernização dos laboratórios e salas de aula que têm capacidade para atender quase 2 mil estudantes, anualmente.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!