Por G1


Acesso limitado à internet e falta de equipamentos dificultam ensino remoto no Brasil. — Foto: Reprodução/Pixabay

Mais de oito milhões de alunos que deveriam estar estudando durante a pandemia não tiveram atividades escolares em julho, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (20) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O número corresponde a 19,1% dos estudantes de 6 a 29 anos. Eles não incluem estudantes que estiveram em férias no período que, de acordo com o IBGE, eram 4 milhões (8,9%). Outros 32,6 milhões tiveram acesso às atividades escolares (72%).

“A pesquisa mostra grandes diferenças entre as regiões do país. No Norte, quase 40% dos estudantes do ensino fundamental e quase metade dos [alunos] do ensino médio ficaram sem atividades escolares em julho", afirma Maria Lúcia Vieira coordenadora da pesquisa.

"Quanto menor a renda da família, maior o percentual de estudantes que não tiveram atividades escolares durante a pandemia”, observa. No Sul, 91,7% dos que estavam no fundamental e quase 90% dos estudantes do ensino médio realizaram atividades escolares.

Aulas suspensas

As aulas presenciais estão suspensas desde março em todo o Brasil e, na maioria dos estados, ainda não há previsão de reabertura das escolas.

Apesar do período prolongado -- já são cinco meses de escolas fechadas -- 79% dos brasileiros afirmam que as escolas devem continuar fechadas por mais dois meses, para não agravar a pandemia, segundo pesquisa Datafolha. Mais de 80% dos alunos do ensino fundamental e médio estudam na rede pública.

O Ministério da Educação (MEC) afirmou no início do mês que não sabia quantos alunos tinham acesso às atividades remotas durante a pandemia. Um balanço divulgado pelo G1 apontou que 60% dos estados monitoram as atividades remotas. Os índices mostram que as aulas on-line não são acompanhadas por todos os alunos.

Nesta quarta (19), presidente Jair Bolsonaro (sem partido) vetou que o governo federal desse assistência financeira para que Estados e municípios promovessem o ensino remoto. Ele vetou também a autorização para que recursos da merenda escolar fossem transferidos para pais e responsáveis dos estudantes durante a pandemia. A medida era defendida por especialistas para garantir uma alimentação adequada às crianças, especialmente aquelas em vulnerabilidade social.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1