Por G1 MT


Presos estudam para o Enem — Foto: Sejudh-MT/ Assessoria

Um total de 1.028 reeducandos de 37 unidades prisionais de Mato Grosso prestam o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), nesta terça-feira (11), em busca de cursar uma faculdade.

De acordo com a Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), o sistema prisional possui salas de aula em 46 das 57 unidades prisionais. Neste ano, cerca de 3.400 mil reeducandos foram matriculados nos ensinos fundamental e médio.

Entre 2015 e 2018, 3.662 reeducandos fizeram o Enem para Pessoas Privadas de Liberdade (PPL).

Até 2016, a participação no Enem servia para que o reeducando pudesse certificar a conclusão do ensino médio. Neste ano, houve outra mudança e só podem participar aqueles que já tenham concluído o ensino médio.

Para fazer o Enem, professores prepararam aulas de reforço em diversas unidades para auxiliar os reeducandos, principalmente na redação, considerado o maior desafio nas provas do exame.

Na Penitenciária Feminina Ana Maria do Couto May, em Cuiabá, as reeducandas tiveram aulões sobre redação e dicas gerais para as provas, com apoio de professores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Em Cuiabá, 53 mulheres presas devem fazer as provas em três unidades prisionais.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1