Por Giba Bergamin, SP1 — São Paulo


Alunos da rede estadual começam a ter aulas de recuperação para não perder ano letivo de 2020

Alunos da rede estadual começam a ter aulas de recuperação para não perder ano letivo de 2020

Cerca de 91 mil alunos da rede estadual paulista que não atingiram desempenho escolar necessário nas aulas online e presenciais durante 2020 começaram a ter aulas de recuperação para não perder o ano escolar.

A prioridade nas aulas presenciais é destinada aos que estão no final dos ciclos: quinto ou nono ano do Ensino Fundamental e terceiro do Ensino Médio. Só quem comparecer a 75% das aulas vai avançar para a série seguinte.

O estado todo tem 5.100 escolas com 3,5 milhões alunos. Em setembro, a Secretaria Estadual da Educação deu início a um retorno gradual das aulas presenciais de maneira opcional.

Aproximadamente um terço das unidades, cerca de 1,8 mil escolas, já tiveram retorno mesmo que parcial. Cerca de 1,5 milhão de alunos voltaram para dentro de sala de aula.

Um decreto publicado em 17 de dezembro determinou o retorno total para 2021, desde que respeitando as regras de isolamento social. Cabe a cada município definir as regras para o retorno. O decreto, porém, determinou que o gestor só pode optar por adiar o retorno às aulas com uma justificativa detalhada.

A grande questão destas aulas presencias são os protocolos de segurança. Nesta terça-feira (5), na Escola Estadual Eliza Rachel Macedo de Souza, no bairro do Lajeado, na Zona Leste, todos estavam usando máscaras, as carteiras estavam distantes umas das outras e havia muito álcool em gel.

A estudante do 3º ano do Ensino Médio Larissa da Silva disse que não conseguiu estudar em casa durante o ano passado.

“Nem um pouco, por não ter justamente os professores, né, para explicar as atividades. Matemática [tive mais dificuldade] porque precisa de bastante explicação."

As aulas de recuperação são uma espécie de teste para o retorno da aulas presenciais no dia 1 de fevereiro. Quem for do grupo de risco deverá permanecer em casa. Em cidades que estiverem na fase vermelha do Plano SP, apenas 35% dos alunos podem retornar às atividades presenciais. Na fase amarela são 75% dos alunos.

Para a professora de ciências humanas Jéssica Pires, as aulas de reforço têm sido importantes para os alunos.

“Está sendo bem legal porque eles estão tendo a oportunidade de não reprovar de ano, não ficar retido, e a gente acaba passando mais conhecimento para eles. Por ser pouco aluno eu acredito que fica mais fácil para poder tirar dúvida”, afirma.

Jéssica disse que se sente segura do ponto de vista da saúde dando aula dentro de sala de aula.

“Com a quantidade reduzida de aluno, com os protocolos todos seguidos, a gente de máscara, álcool em gel na sala, o distanciamento, acredito que não tem problema nenhum.”

O secretário da Educação Rossieli Soares disse que as escolas estão preparadas para proteger professores e estudantes.

“Temos sim todo o material de higiene, todo o material necessário para o funcionamento das escolas. Foram compradas máscaras para todos os professores e para todos os estudantes também. Inclusive são em média 4 máscaras por pessoa e compramos para todos os colaboradores, todos os funcionários, face shields. Algo importante é que além de comprar os materiais, nós enviamos recursos para que as escolas fizessem compras complementares, para fazer pequenas reformas, reformas de banheiro, melhorias na infraestrutura para que pudéssemos ter o retorno.”

Veja mais vídeos de São Paulo e da região metropolitana

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!

Mais lidas

Mais do G1

Sugerida para você