Por G1 PA — Belém


Estrutura de escola estadual no Conj. Maguari é denunciada por estudantes

Estrutura de escola estadual no Conj. Maguari é denunciada por estudantes

Mais de 700 anos da escola estadual Maria Gabriela Ramos de Oliveira no bairro do Maguari, em Ananideua, realizaram um protesto na manhã desta quinta-feira (2) reclamando da falta de estrutura nas salas de aula. Segundo eles, a escola está sem ventiladores e iluminação adequada. Além disso, as áreas de lazer dentro do prédio estão tomadas pelo mato.

"As condições das salas de aula são precárias. Os ventiladores estão quebrados e faltam lâmpadas. Em dias chuvosos, a sala é interditada por conta das goteiras. Nós perdemos um dia de conteúdo importante", afirmou o aluno João Souza. Segundo ele, a situação fica mais complicada para os estudantes do último ano do ensino médio, que precisam prestar vestibular.

Além dos problemas dentro de sala de aula, o bebedouro do prédio está quebrado e as descargas dos banheiros não funcionam. Segundo uma aluna, os problemas se repetem na escola há muito tempo, mas a situação ficou pior quando o forro de uma das salas caiu durante uma aula.

"A situação já era ruim no ano passado, mas neste ano o forro de uma sala caiu. Por conta disso, a gente tem que mudar de sala pra poder estudar. Existem alunos assistindo aula na biblioteca e até no laboratório de informática", lamentou a aluna Alessandra Lima.

Segundo o professor da escola, Antônio Paiva, a última reforma na unidade aconteceu há 5 anos e pouca coisa foi realizada. "Foi feita uma reforma emergencial que não contemplou todos os problemas da escola. Parte da estrutura física não foi melhorada. Depois dessa obra, nenhuma outra intervenção aconteceu", explicou.

Em nota, a Secretaria de Educação (Seduc) informou que a escola estadual Maria Gabriela Ramos de Oliveira já foi contemplada com reforma física e a licitação para a contratação do serviço está sendo finalizada. Porém, a secretaria não informou quando isso deve ocorrer.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!