Mais de 4 milhões de estudantes já se inscreveram para o Enem 2018

A expectativa do MEC é de que neste ano o exame receba 7,5 milhões de inscritos.
Em 15/05/2018 07h27 , atualizado em 15/05/2018 09h08 Por Rafael Batista

Crédito da Imagem: enem 2018
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

No fim da tarde da última segunda-feira, dia 14 de maio, o número de inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 ultrapassou a marca de 4 milhões de inscritos. A informação foi divulgada em uma rede social do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Inscreva-se para o Enem 2018

A expectativa do Ministério da Educação (MEC) é que 7,5 milhões de estudantes se inscrevam no Enem 2018. A previsão é menor do que o registrado em 2016, quando o Enem recebeu 9,2 milhões de inscrições.

No ano passado, 6,5 milhões de pessoas se inscreveram, sendo que 6,1 milhões de inscrições foram confirmadas. Em 2017, o número de inscrições confirmadas foi o menor desde 2013.

Veja também: Descubra se sua inscrição no Enem foi confirmada

As inscrições para o Enem 2018 serão recebidas até dia 18 de maio, mediante o pagamento de uma taxa no valor de R$ 82 até o dia 23 de maio. Alguns participantes estão tendo dificuldade em acessar o boleto, mas o Inep afirmou que o problema foi resolvido.

Veja como se inscrever no Enem

Esta foi a primeira vez em que os estudantes tiveram que pedir isenção de taxa no Enem antes do prazo de inscrições. Os participantes de escolas públicas e de baixa renda puderam solicitar a gratuidade da taxa entre os dias 2 e 15 de abril.

O MEC informou que, excepcionalmente, os estudantes do terceiro ano do ensino médio de escolas públicas que se inscreverem no Enem 2018 até 18 de maio, mesmo não tendo solicitado a isenção em abril, terão gratuidade automática da taxa.

Veja as transformações em 20 anos de Enem

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Provas

As provas do Enem 2018 estão marcadas para os dias 4 e 11 de novembro, dois domingos consecutivos. Em cada dia de avaliação os participantes terão que responder 90 questões objetivas, além da prova de redação que será aplicada no primeiro dia. 

Dia 04/11: Ciências Humanas e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Redação.
Dia 11/11: Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias. 

Em ambos os dias, as provas terão início às 13h30, horário de Brasília, mas os candidatos deverão chegar até as 13h. No primeiro dia os participantes contarão com cinco horas e meia para realizar o exame, e cinco horas no segundo dia. 

Por que fazer o Enem 2018

As notas do Enem 2018 poderão ser usadas para o ingresso em instituições públicas em 2019 por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU); bolsas de estudos com o Programa Universidade Para Todos (ProUni); e para financiar a faculdade particular no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Estude no Brasil Escola

No Portal Brasil Escola você encontra uma séria de ferramente para se preparar para o Enem 2018, online e de graça. Além das videoaulas no site, tem diversos vídeos em nosso canal do YouTube. É possível acessar provas anteriores e suas correções comentadas; um Simulado com questões de edições anteriores; correção de redação, dicas e muito mais!

Para mais informações, acesse o edital o Enem ou a página do Enem 2018 no Brasil Escola!


Relacionados

Como saber se a inscrição no Enem foi confirmada
Confira como saber se a sua inscrição no Enem foi confirmada. Mensagem aparecerá após o preenchimento de dados pessoais,  escolares e socioeconômicos.
Enem
Enem 2018 registra mais de 3 milhões de inscritos
As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (2018) seguem abertas até dia 18 de maio. Na última quinta-feira, dia 10 de maio, o sistema já havia registrado mais de 3 milhões de estudantes inscritos.
Notícias
Enem 2018 supera 5 milhões de inscritos
O Enem 2018 superou a marca de 5 milhões de inscritos no início da noite desta quarta-feira (16). As inscrições terminam na próxima sexta-feira, 18 de maio, às 23h59. A taxa é de R$ 82.
Notícias
Enem 2018: Inep esclarece problema com o boleto e explica confirmação da inscrição
O Inep divulgou um comunicado esclarecendo o problema que alguns estudantes estão enfrentando na geração do boleto do Enem 2018. Nas primeiras horas de inscrição do Enem 2018, na última segunda-feira (7), estudantes reclamaram nas redes sociais que não estavam conseguindo gerar a GRU.
Notícias
Enem 2018: bancos podem demorar até cinco dias para informar o pagamento da taxa
O Inep informou que as instituições bancárias estão precisando de três a cinco dias para comunicar o pagamento do boleto do Enem 2018. As inscrições para o Enem 2018 encerram na próxima sexta-feira, dia 18, mas a Guia de Recolhimento da União (GRU) pode ser paga até o dia 23 de maio.
Notícias
Enem 2018: estudantes reclamam que não conseguem emitir o boleto
As inscrições para o Enem 2018 abriram por volta das 10h desta segunda-feira, 7 de maio, e cerca de 200 mil pessoas já realizaram a inscrição. No entanto, alguns estudantes estão reclamando nas redes sociais que não estão conseguindo gerar o boleto para pagamento.
Notícias
Inep libera resultado dos recursos para isenção no Enem 2018
Os estudantes que solicitaram isenção no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 já podem consultar o resultado dos pedidos, inclusive com respostas dos recursos. Este foi a primeira vez que os pedidos de isenção foram recebidos antes do prazo de inscrição, entre os dias 2 e 15 de abril.
Notícias