Extra

Mais de 300 alunos do Colégio estadual Amaro Cavalcanti têm matrículas canceladas

Após as provas do 1º bimestre deste ano, 363 alunos do Colégio estadual Amaro Cavalcanti, no Largo do Machado, Zona Sul do Rio, tiveram as matrículas canceladas. Em vistoria rotineira na unidade, uma equipe do gabinete do deputado Carlos Minc (sem partido) soube que as notas desses estudantes não foram lançadas no sistema digital.

Ainda de acordo com a equipe do parlamentar, isso teria acontecido porque a nova direção da escola devolveu alguns professores à Secretaria estadual de Educação. Antes de saírem, eles teriam tentando lançar as notas dos alunos, mas o sistema não estava funcionando por falta de pagamento. Como consequência, alguns estudantes perderam o acesso ao RioCard.

— Eu moro no Catumbi e preciso do RioCard para chegar à escola. Como estou sem o cartão, preciso mostrar uma declaração do diretor para entrar no transporte. Falaram que a nossa matrícula não está no sistema — conta um aluno do 1º ano do Ensino Médio, de 16 anos.

A Secretaria estadual de Educação (Seeduc) negou ter atrasado o pagamento da empresa que cuida do software da escola. O órgão afirmou que as matrículas foram desativadas por causa do número de faltas dos estudantes, conforme informações do próprio colégio.

Segundo a secretaria, a direção da unidade tem até hoje para “rever a situação destes alunos e reativar suas matrículas no sistema, mediante comprovação de frequência”.

Leia a nota da Seeduc na íntegra:

“A Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) informa que, em relação ao atraso no pagamento da empresa que cuida do software da escola, a informação não procede.

A Seeduc destaca que o Colégio Estadual Amaro Cavalcanti, no Largo do Machado, apresenta no presente ano letivo 2102 alunos matriculados. A Secretaria realiza acompanhamento constante deste dado tendo em vista a obrigação legal em relação ao Censo Escolar do Ministério da Educação (MEC) que, entre outras intenções, evita transferências indevidas do Fundeb. Depois de realizado o período letivo e de avaliação do 1º bimestre, 363 alunos tiveram suas matrículas desativadas por possivelmente serem desistentes devido à infrequência deles, conforme informações geradas pela própria unidade escolar, a quem cabe apurar o rendimento e a frequência desses estudantes. No entanto, até o próximo dia 26, a direção da unidade poderá, eventualmente, rever a situação destes alunos e reativar suas matrículas no sistema, mediante comprovação de frequência. Trata-se, portanto, de um ato legal.”