Oferecido por

Por Jornal Nacional


Mais de três milhões de estudantes estão na contagem regressiva para as provas do Enem , daqui a menos de 10 dias

Mais de três milhões de estudantes estão na contagem regressiva para as provas do Enem , daqui a menos de 10 dias

Mais de 3 milhões de estudantes estão na contagem regressiva para as provas do Enem, daqui a menos de dez dias.

As aulas presenciais em um cursinho em Belo Horizonte voltaram há apenas dois meses. Pouco tempo, mas essa proximidade maior entre professor e aluno faz diferença.

“Ensino online você precisa ter mais disciplina, e é só você ali, o caderno e uma câmera. É muito mais difícil que presencialmente”, diz a estudante Emanuela Lima Kalil.

Não tem nem um ano que o último Enem aconteceu. A pandemia diminuiu o intervalo entre os exames.

“u vou ficando mais ansiosa, porque daqui a duas semanas já", afirma a estudante Camila Faria.

As provas do próximo Enem estão marcadas para os dias 21 e 28 de novembro, dois domingos. Mais de 3 milhões de pessoas se inscreveram. A maioria vai fazer as provas impressas. Os quase 69 mil participantes que optaram pela modalidade digital também fazem as provas nos mesmos dias.

A obrigação da máscara de proteção e o distanciamento entre os candidatos continuam obrigatórios, mesmo para os municípios que já flexibilizaram as regras sanitárias.

As aulas presenciais foram voltando aos poucos este ano. A maior parte do tempo foi assim: sala de aula vazia. O ensino foi a distância. E muita gente não teve a estrutura ideal, com internet em casa para receber todo conteúdo. Aquela sensação de medo nessa hora é até normal.

“Isso se deve ao fato deles não terem sequer tido a oportunidade de estudar o último ano do ensino médio no presencial. A falta de acesso às ferramentas educacionais trouxe ainda mais dificuldade nesse processo”, afirma Vanderleia Reis, coordenadora de cursinho popular.

A estudante Beatriz Zanetti vai concluir o ensino médio na escola pública. Descobriu um cursinho online nessa reta final do Enem. O maior desafio, agora, é controlar a ansiedade.

“Eu acho que eu coloquei como meta. Porque para fazer a prova eu tenho que estar bem comigo mesma”, diz.

A dica principal é essa mesma: tentar acalmar a cabeça.

“Respirar fundo, ficar próximo das pessoas que ama, procurar fazer aquilo que eles gostam, ter uma boa alimentação, acompanhar o sono e ter a certeza que eles se prepararam, independente da condição que eles tiveram. E, sim, trabalhar o coração e a mente nessa reta final”, explica Denise Arão, coordenadora do pré-Enem

O g1 criou um aplicativo para ajudar quem está se preparando para o Enem: é o g1 Enem. Nele, o aluno estudas os principais assuntos que podem cair na prova como se estivesse num game. O estudante pode jogar sozinho ou desafiar amigos. O app está disponível para Androide e iOS.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!