Por G1 CE


Escolas da rede pública estadual retomaram as aulas referentes ao ano letivo de 2021 de forma híbrida. — Foto: José Leomar

Duzentas e quatro escolas da rede pública estadual de ensino retomaram nesta segunda-feira (1º) as aulas referentes ao ano letivo de 2021 de forma híbrida. O ano letivo vai ter aulas presenciais e remotas para alunos da 3ª série do Ensino Médio e estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). As informações são da Secretaria Estadual da Educação (Seduc).

Para o retorno presencial, cada sala de aula deve contar com 35% da capacidade do espaço, seguindo os protocolos de segurança sanitária e regras de distanciamento social entre os alunos.

Na manhã desta segunda-feira (1º), escolas realizaram um momento de acolhimento aos alunos das 1ªs séries, que estão chegando ao Ensino Médio para dar informações sobre o funcionamento de cada uma, já que não estudavam na rede estadual anteriormente.

Conforme a Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc), para alunos em atividade remota, serão ofertadas atividades com o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), meios impressos, especialmente o livro didático, e outros canais de comunicação, a exemplo da transmissão de videoaulas nas redes de televisão e em rádios.

Distribuição de chips

Além disso, o Governo do Estado está distribuindo chips para 338 mil alunos da rede estadual e vai entregar tablets para os estudantes que ingressarem na 1ª série do Ensino Médio. "Essas medidas visam garantir o acesso dos estudantes às atividades online e melhorar a qualidade da nossa educação", afirma a pasta.

Ainda nesta segunda, o presidente do Sindicato Apeoc e entidades estudantis retomaram as visitas às escolas da rede estadual de ensino, para verificar se estão cumprindo com o direito da facultatividade para alunos, professores e outros funcionários. Foram feitas visitas no Colégio Estadual Castelo Branco, no Bairro Montese, na Escola Estadual Adauto Bezerra, no Bairro de Fátima, e na Escola Estadual César Cals, no Bairro Farias Brito.

As Escolas Estaduais César Cals e Adauto Bezerra vão iniciar o ano letivo 100% de forma remota, e o Colégio Estadual Castelo Branco vai iniciar de forma remota com as turmas do 1º e 2º anos do Ensino Médio e de forma híbrida para os alunos do 3º ano. Cerca de 50% dos professores optaram pelo ensino remoto e 50% optaram pelo ensino híbrido. Já os estudantes optaram em seu maior número pelo ensino híbrido.

Assista às notícias do Ceará no G1 em 1 Minuto:

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!