Por G1 PB


Mais de 120 mil alunos da Paraíba são avaliados pela Prova Brasil 2017 a partir desta segunda-feira (23), segundo dados da Secretaria de Estado da Educação (SEE). A prova é aplicada pela SEE em parceria Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e Ministério da Educação e Cultura (MEC). A Prova Brasil será aplicada até o dia 3 de novembro.

Participam da Prova Brasil, que avalia as disciplinas de Matemática e Português, os estudantes do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e os estudantes da 3ª série do Ensino Médio.

Ao todo, foram montados na Paraíba 57 polos de apoio à aplicação da Prova Brasil, com a participação de 900 aplicadores. Estudantes dos cursos técnicos também terão suas habilidades avaliadas. Participam do exame os alunos das redes estadual, municipal e privada.

De acordo com a SEE, ao todo serão avaliados na Prova Brasil 2017, que ocorre a cada dois anos, 120.585 alunos, sendo 54.246 da Rede Estadual de Ensino, 61.626 da Rede Municipal de Ensino, 898 da Rede Federal e 3.815 da Rede Privada.

São, no total, 1.893 escolas que participam da Prova Brasil na Paraíba. Este ano, a grande novidade é que o resultado dos estudantes do Ensino Médio – 3ª série – será conhecido. Antes, eles só participavam de forma censitária.

A Prova Brasil é um dos indicadores mais importantes do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que formará o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A média obtida pelos alunos é o resultado das notas tiradas nas disciplinas de Português e Matemática e de fatores como frequência em sala de aula.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1

Próxima matéria em

Você deseja continuar recebendo este tipo de sugestões de matérias?