Por g1 Sorocaba e Jundiaí


Aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem PPL) — Foto: Jailson Santos/Iapen

O número de inscritos para o Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL) nos presídios da região de Sorocaba (SP) chegou a 1.746.

As oito unidades localizadas nos municípios de Iperó, Votorantim, Sorocaba, Mairinque, Capela do Alto e Porto Feliz registraram um aumento de 6,20% em relação aos reeducandos inscritos no exame do ano passado.

Em toda a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), 21.721 pessoas encarceradas se inscreveram para o Enem. Com isso, a pasta registra um aumento de 10,87% em relação ao número de presos que se interessaram em participar do vestibular no ano passado.

As inscrições foram encerradas em 27 de outubro e as provas deverão ser aplicadas nos dias 12 e 13 de dezembro, nas unidades da SAP.

O Enem PPL permite o acesso ao ensino superior por meio de iniciativas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade Para Todos (Prouni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

A avaliação de desempenho é focada em reeducandos que terminaram o ensino médio, e é realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O exame tem o mesmo grau de dificuldade do Enem regular e é composto por quatro provas, que, juntas, somam 180 questões, além de uma redação em língua portuguesa.

Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí

VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!