Por G1 ES


Mais da metade dos inscritos falta no 1º dia de prova do Enem no ES — Foto: Reprodução/TV Gazeta

Mais de 54 mil inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no Espírito Santo não compareceram para a primeira prova, aplicada neste domingo (17). O número representa mais da metade dos inscritos para o exame (52,5%) e é maior que a média de ausência nacional, que foi de 51,5%.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), 104.532 pessoas estavam inscritas para fazer a prova no Espírito Santo. Desses, 49.688 estiveram presentes e 54.844 faltaram.

A abstenção de participantes foi a maior da história e o dobro do que foi registrada na prova de 2019 no estado, quando 25% dos inscritos não compareceram aos locais de prova no primeiro dia de aplicação.

O Enem 2020 está sendo aplicado em janeiro de 2021 após ter sido adiado devido à pandemia do coronavírus. Originalmente, a prova estava prevista para ocorrer em novembro de 2020.

Neste primeiro dia do exame, com questões de linguagens e ciências humanas, os participantes que fizeram a prova encontraram questões sobre desigualdade salarial entre Neymar e Marta, escravização de chineses e uma proposta de redação sobre o estigma da saúde mental.

A segunda prova está marcada para o próximo domingo (24) com questões sobre ciências da natureza e matemática.

Estudantes fizeram a prova do Enem neste domingo

Estudantes fizeram a prova do Enem neste domingo

Candidatos com sintomas

Mais de 8 mil alunos em todo o país também não compareceram à prova por apresentarem sintomas de doenças infectocontagiosas. Nesta edição, o Inep permitiu que os candidatos apresentassem laudos médios comprovando o estado de saúde para fazerem a prova em outra data, prevista para 23 e 24 de fevereiro.

Os pedidos foram apresentados na Página do Participante. O balanço do governo aponta que 10.171 pessoas pediram para participar da reaplicação por estarem doentes. Foram aceitos 8.180 e negados 1.991 pedidos.

Caso o sintoma ocorra nesta semana, o candidato poderá encaminhar o laudo médio a partir desta segunda-feira (17), segundo informação do Inep prestada durante entrevista coletiva sobre os balanços do Enem 2020. Em comunicado oficial, o instituto afirma que receberá pedidos entre 25 e 29 de janeiro. Após esta data, não será possível organizar a logística para a reaplicação.

2º dia de provas será no próximo domingo (24)

O segundo dia de aplicação do Enem impresso está previsto para ocorrer no próximo domingo (24).

Serão 5h para responder a 90 questões de múltipla escolha (45 de Matemática e suas Tecnologias e 45 de Ciências da Natureza e suas Tecnologias).

Os portões serão abertos às 11h30, e fechados às 13h. As provas começam às 13h30.

Vídeos: mais assistidos do G1 nos últimos 7 dias

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1

Sugerida para você