Por G1 Rio Preto e Araçatuba


Mães vendem quitutes para comprar câmeras de monitoramento em escola de Valentim Gentil

Mães vendem quitutes para comprar câmeras de monitoramento em escola de Valentim Gentil

As mães dos alunos que estudam na única escola estadual de Valentim Gentil (SP) se uniram para tentar melhorar a segurança dos filhos no local. Para isso, elas preparam e vendem quitutes e, com parte do dinheiro já arrecadado, compraram câmeras de monitoramento que foram instaladas na escola Professor Cícero Usberti.

As 24 câmeras, que custaram aproximadamente R$ 14 mil, foram implantadas há cinco meses na escola onde estudam pouco mais de mil alunos. Os responsáveis pelos estudantes garantem que solicitaram o serviço de monitoramento aos órgãos públicos, mas não tiveram resultado positivo. Então, decidiram pagar pelo serviço com a preparação e venda dos doces.

“A instalação das câmeras é uma necessidade para as crianças. Eu não penso só no meu filho que estuda lá, mas nas demais crianças da cidade”, afirma a dona de casa Sanderli Bolanhezi Junqueira.

Mães preparam doces para vender em feira de Valentim Gentil — Foto: Reprodução/TV TEM

A iniciativa recebeu o nome de "Amigos da Escola" e tem como a principal forma de arrecadar dinheiro vendendo doces caseiros. As mães vão à feira uma vez ao mês e se dedicam por horas no trabalho voluntário. "Ninguém aqui era doceira. Então a gente pegou receitas de família, produzimos e vendemos na feira”, explica Silmara Verdi.

Os alunos também ajudam nas vendas. Eles acreditam que a união vai ajudar a terminar o pagamento das câmeras. Até agora, elas garantem que, pelo menos, metade dos R$ 14 mil já foi arrecadada.

A diretora da escola, Elenir Espinosa Cajuela, garante que com a instalação do sistema de segurança, o comportamento dos alunos tem melhorado. “A gente observou que o comportamento dos alunos está cada vez melhor em relação à conservação do patrimônio”, diz.

Voluntárias do projeto 'Amigos da Escola' vendem doces para pagar câmeras em Valentim Gentil — Foto: Reprodução/TV TEM

“A questão da câmera foi com o intuito de a gente se unir para fazer algo pela escola. A gente achou que não devemos só esperar dos governantes. Tudo o que for benéfico para nossos filhos, para nós é uma satisfação imensa”, afirma a dona de casa e voluntária do projeto Leduane Guelfi Dias.

Depois de arrecadar o valor necessário para o pagamento das câmeras de segurança, os alunos já pensam em outros investimentos que irão melhorar o ambiente escolar. “Mais para a frente dá para instalar ar-condicionado, investir em mais livros e até em cortina nas salas de aula, porque bate muito sol”, finaliza a estudante Mariane Codinhoto.

Veja mais notícias no G1 Rio Preto e Araçatuba

Câmeras de segurança foram instaladas em escola de Valentim Gentil — Foto: Reprodução/TV TEM

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1

Próxima matéria em

Você deseja continuar recebendo este tipo de sugestões de matérias?