Por Caíque Rodrigues e Valéria Oliveira, g1 RR — Boa Vista


Graziele Ferreira faz o Enem pela quarta vez em Boa Vista, Roraima — Foto: Caíque Rodrigues/g1

Fora da escola há 14 anos, a autônoma Graziele Ferreira, de 32 anos, faz a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste domingo (21) em Boa Vista para tentar vaga em uma universidade e mudar a vida dela, dos dois filhos e de uma sobrinha que ela cria. Mãe solo, ela vê na prova uma chance de cursar serviço social.

Ela mora em Boa Vista e saiu de casa às 7h para não ter risco de perder a prova na Universidade Federal de Roraima (UFRR). Os portões abriram às 11h e fecham às 12h nos locais de prova.

"Espero ter sucesso nessa prova. Quero fazer ciências sociais para pode pensar num futuro melhor. Saí do ensino médio há 14 anos, não fiz cursinho, mas estudei em casa. Me dividi entre trabalhar, estudar e cuidar de casa. É ralado. O Enem é uma esperança de um futuro melhor, tanto para mim e para os meus filhos", disse.

Graziele disse que não tem emprego formal e trabalha vendendo confecções para sustentar os filhos de 11 e 7 anos, e da sobrinha, de 15.

Ela conta que ano passado chegou a conseguir uma vaga em uma faculdade EAD, mas não conseguiu ir adiante porque tinha que cuidar das crianças. Mas, ano que vem, com tudo normalizando e os filhos voltando para a escola, ela pretende voltar a cursar o ensino superior.

"Não consegui administrar, fiz só o primeiro semestre. Quando você tem ajuda para cuidar dos filhos, é mais fácil", disse. Ela se inspira em amigos da mesma idade que conseguiram passar.

Rosângela Freitas, de 18 anos, faz o Enem pela primeira vez: 'estudei bastante', diz — Foto: Caíque Rodigues/g1 RR

A jovem Rosângela Freitas, de 18 anos, faz a prova pela primeira vez. Ela é do Maranhão e vive em Boa Vista há cinco meses. "Quero fazer o curso de pedagogia, porque uma é área que eu gosto e me vejo trabalhando", disse.

Já para o adolescente Valdir Gabriel Rodrigues, de 17 anos, que está concluindo o ensino médio em uma escola pública de Boa Vista, o Enem é mais um caminho para a realização do seu maior sonho, estudar medicina em uma universidade pública.

"Eu estou no terceiro do ensino médio. Eu comecei a estudar pro Enem e pro vestibular desde o primeiro ano. Minha intenção é entrar no curso de medicina na UFRR. Medicina sempre foi meu sonho, em qualquer universidade publica. O Enem é um dos processos seletivos mais amplos e todo o estudante tem que passar por essa experiência".

Para Valdir Gabriel, a expectativa é que a prova esteja acessível para todos — Foto: Arquivo Pessoal

O adolescente reforça ainda que sua expectativa é que os assuntos abordados na prova sejam acessíveis para todas as classes sociais.

"Minha expectativa nesse Enem é que eu passe como qualquer um e que eu tire uma nota que eu considere boa e que eu consiga entrar. Eu espero que a prova esteja boa, tivemos umas mudança eu espero que a prova não esteja elitista, pois a gente sabe que a desigualdade no Brasil é muito grande e a prova deve ser acessível para todos", frisa o adolescente.

Os portões nos locais de prova do Enem 2021 foram fechados às 12h em Roraima. O início da prova será às 12h30 e os candidatos têm 5h30 para resolver as 90 questões do exame e fazer a redação.

Graziele, Rosângela e Valdir estão entre os 7.309 inscritos devem fazer o primeiro dia de prova do Enem 2021 neste domingo. Os portões nos locais de prova abriram às 11h e fecham às 12h (horário local). Este ano, as provas serão aplicadas em Alto Alegre, Boa Vista, Bonfim, Caracaraí, Mucajaí, Rorainópolis e São João da Baliza.

Neste domingo, os candidatos responderão a 45 questões de linguagens; 45 questões de ciências humanas (que inclui história, geografia, filosofia, e sociologia); e a redação. Serão 5h30 de prova.

Enem 2021 em Boa Vista: candidatos aguardam na frente do bloco II da UFRR — Foto: Caíque Rodrigues/g1 RR

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!