30/03/2017 10h49 - Atualizado em 30/03/2017 11h15

Mãe de criança ameaçada em creche diz que notou sinais de agressividade

Ela relatou que menina passou a ter comportamentos agressivos em casa.
Caso veio à tona após divulgação de vídeo em Palmas; veja imagens.

Do G1 TO, com informações da TV Anhanguera

Uma das mães que denunciou uma funcionária da creche Anjos e Cia por maus tratos, disse que a filha, 3 anos, começou a apresentar sinais de agressividade em casa. Ela não quis se identificar. A mulher argumentou também que após a denúncia outros pais a procuraram para relatar situações parecidas. As imagens foram gravadas durante uma aula na creche. No vídeo, uma funcionária manda a menina calar a boca e faz ameaças caso ela não pare de chorar. (Veja o vídeo)

A mãe diz que nos últimos dias começou a perceber que a filha apresentava comportamentos estranhos. "Um dia ela pegou a mesinha e botou umas três bonequinhas, uma em cada cadeira e começou a brigar. E não era um comportamento dela. Antes, ela não tinha esse tipo de comportamento. Então, quando eu vi o vídeo, caiu a ficha. Do jeito que minha filha estava tratando as bonecas aqui, era o jeito que ela estava sendo tratada na escola".

O vídeo foi gravado por uma criança maior, por orientação da família. Segundo a mãe, após a divulgação das imagens, alguns pais também relataram casos semelhantes. "Foram chegando mãezinhas que foram entrando em contato comigo e foram me contando relatos de outras mães. Relatos de agressão e com provas, com boletins de ocorrência na época. Aí tiraram os filhos".

A mãe denunciou o caso à Polícia Civil e ao Ministério Público Estadual. Nesta quarta-feira (29), alguns pais compareceram ao MPE para uma reunião. A promotoria informou que levou o caso à Justiça com base nas informações que constam no procedimento investigatório. O MPE disse ainda que o processo está em segredo de justiça e que por isso não podem ser prestadas informações complementares, em razão de envolver menores de 18 anos.

A direção da escola se desculpou através de uma página em rede social. Na nota, um dos sócios do berçário, Carlos Roberto Bertoni, informou que a funcionária nunca havia apresentado nenhum problema parecido.

"A funcionária sempre cumpriu corretamente seus afazeres há vários anos sempre com grande zelo e dedicação. Como pessoa, nunca nos deu qualquer motivo para desconfiarmos das suas atitudes, porém trabalhamos com pessoas que estão sujeitas a erros", disse.

O presidente do Conselho Municipal de Educação, Osvaldo Soares Neto, argumentou que a escola tem autorização para funcionar e passou por inspeção recente, mas o órgão deve abrir uma apuração sobre o caso.

"Pode acontecer de pedirmos a suspensão da autorização da escola. A sindicância vai determinar. Não estamos aqui dizendo que isso vai ocorrer, mas nós temos essa prerrogativa de suspender a autorização da escola", disse.

Entenda
Pais denunciaram uma funcionária de uma creche particular em Palmas por maus tratos. O boletim de ocorrência foi registrado após a gravação de um vídeo. As imagens foram feitas por uma criança mais velha, por orientação da família, e mostram uma suposta ameaça e agressão verbal feitas pela funcionária a crianças.

No vídeo, uma menina de três anos está chorando. A funcionária, com um tom de agressividade, manda a criança calar a boca, diz que ela está "teimosa" e ameaça levá-la para a fora da sala. "Tu quer ir lá para fora ficar na chuva? Então cale a boca e assiste".

tópicos:
Shopping
    busca de produtoscompare preços de