Por g1 AP — Macapá


Prefeitura de Macapá inicia as atividades com a execução do novo cardápio em 2022 — Foto: PMM/Divulgação

As escolas e as creches municipais de Macapá começam em 2022 a ter um cardápio personalizado para estudantes que possuem restrições alimentares. A iniciativa integra o Programa Alimentação Inclusiva (PAI), adotado pela prefeitura. A introdução desses pratos começa a ser testada por Fazendinha.

Serão atendidas as demandas dos seguintes grupos: intolerantes à lactose, glúten ou corantes, diabéticos, hipertensos, pessoas com síndrome do cólon irritável e ainda as crianças do espectro autista.

O cardápio foi elaborado com a supervisão de nutricionistas, mas, segundo a prefeitura, o estudante só receberá a nova alimentação após a apresentação do laudo médico que comprove a necessidade da dieta específica.

Alimentação inclusiva atende necessidades de estudantes como os diabéticos e hipertensos — Foto: PMM/Divulgação

Além do preparo dos alimentos, há ainda cuidados com a higiene do local para não haver o que os especialistas chamam de contaminação cruzada (no caso dos alérgicos).

Os servidores das escolas e os responsáveis pelas crianças devem receber ainda uma cartilha informativa com orientações para dar continuidade ao novo plano alimentar em casa.

Na primeira etapa, 3 escolas recebem o novo cardápio: a Caetano Dias Tomaz, a Cacilda Ferreira Vasconcelos e a Janice Palmeirim, todas localizadas na Fazendinha, na Zona Sul da capital. A escolha pelas unidades foi por conta da demanda pelo serviço.

“O aluno bem alimentado aprende mais rápido. [...] Queremos proporcionar a todos um ambiente escolar acolhedor e que facilite o aprendizado”, explicou o secretário Municipal de Educação em exercício, Ebrely Andrade.

ASSISTA abaixo o que foi destaque no AP:

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!