publicado dia 13/12/2022

Lula defende Educação Integral no encerramento dos trabalhos dos GTs da Transição

por

Nesta terça-feira 13, um dia após a diplomação de Lula (PT) e Geraldo Alckmin (PSB), foram apresentados os relatórios finais dos grupos temáticos (GTs) da transição de governo, que consolidam todo o trabalho feito pela equipe até o momento e indicam o norte dos primeiros cem dias do novo governo. Entre os pontos destacados, o presidente eleito defendeu a garantia da Educação Integral para todas as crianças, adolescentes e jovens no Brasil.

Leia + Como financiar o tempo integral nas escolas?

Durante o discurso, Lula afirmou que o tom de seu governo será de cuidar das pessoas que mais precisam ser cuidadas. “A palavra é cuidar e não governar”, disse.

Retomando sua missão no último mandato, de erradicar a fome, o presidente eleito também disse que hoje, além de garantir a segurança alimentar de todos e todas as brasileiras, vai assumir um compromisso com a Educação Básica.

Quer saber mais sobre tempo integral e formação humana integral? Leia o nosso glossário sobre educação integral.

“Quero, no dia da minha posse, assumir um compromisso com a Educação Básica nesse país, com o Ensino Fundamental desse país. Não é possível que a gente não compreenda a necessidade desses meninos e meninas terem escola de qualidade, inclusive de tempo integral, que nós vamos fazer todo esforço possível para que esse país tenha escola de tempo integral”, apontou.

Ampliar o tempo de permanência nas escolas é a meta 6 do Plano Nacional de Educação (PNE), que determina que, até 2024, 50% das escolas e 25% das matrículas sejam de educação em tempo integral. 

Para que seja considerado como tal, o período letivo deve durar no mínimo 7 horas por dia nos 5 dias da semana, como determina a Resolução nº. 7 do Conselho Nacional de Educação (CNE) de 2010. 

imagem

Discurso aconteceu nesta terça-feira 13, um dia após a diplomação do governo eleito

“Além de cuidar melhor da Educação, a gente vai ter como resultado menos violência e menos vítimas na rua, porque as crianças estarão protegidas dentro da escola aprendendo alguma coisa. Portanto é um compromisso com a questão do ensino básico e do ensino de tempo integral”, reforçou Lula. 

Assista ao trecho em que Lula menciona a Educação Integral: 

Como a Educação Integral apoia o enfrentamento à violência nas escolas

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.