Brasil
PUBLICIDADE

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou neste domingo que 100% das escolas em São Paulo estão com problema de energia resolvido e terão condição de aplicar a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Lula ainda garantiu que alunos que sejam prejudicados por qualquer intercorrência no Brasil em razão das chuvas poderão refazer a prova em uma nova oportunidade, marcada para dezembro.

— Eu às 10h liguei para o ministro Alexandre Silveira, ele estava em São Paulo, garantindo que 100% das escolas, 100%, estão com o problema de energia resolvido. Portanto, as crianças e nossos jovens vão ter possibilidade de fazer a prova. Possa ser que em alguma cidade por conta da chuva, quem sabe no Paraná, ou em Santa Catarina, tenha algum problema. Mas se tiver problema, esses meninos e meninas serão beneficiados na outra prova do Enem

  • Uma forte tempestade atingiu boa parte do estado de São Paulo na sexta-feira.
  • Diversos bairros da capital paulista ficaram sem energia elétrica, que está sendo restabelecida desde então.
  • Ao todo, a Enel contabiliza 308 unidades escolares em sua área de atuação que serão utilizadas neste domingo para a aplicação das provas do Enem.

O primeiro dia de exame acontece em meio a um apagão em São Paulo e outros 23 municípios do estado. Ao todo, 84 unidades de ensino que serão usadas para a realização da prova foram afetadas.

O presidente ainda comentou sobre a sanção do projeto de lei que permite a renegociação de dívidas do Fies e voltou a garantir que o Enem será realizado em todas as escolas do país, apesar das chuvas.

— São duas notícias importantes: primeiro, mesmo com a chuva assolando alguns estados, a gente vai ter o Enem realizado em todas as escolas desse país. E as pessoas que estavam endividadas a gente anunciou que as pessoas vão poder se desenrolar dessa dívida.

Lula visita neste domingo a sede do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), no primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O presidente visitou a sala de situação do Inep, que concentra todo o monitoramento sobre prova, desde as inscrições, distribuições de prova e ocorrências.

Neste domingo, os inscritos no exame farão as provas de linguagens e ciências humanas, bem como a prova de redação. Na semana que vem, serão feitas as provas de ciências da natureza e matemática.

Em declaração à imprensa após a visita, Lula ressaltou o número de inscrições de mulheres neste ano e afirmou que o país "vai caminhar" para que não haja mais taxa de inscrição.

— Estou muito feliz porque 63% das 3,9 mi são mulheres. Uma boa notícia saber que as mulheres estão batendo recorde atrás de recorde na tentativa de se formarem e se transformarem em mulheres independentes, com profissão [...] Acho que a gente vai caminhar para que as pessoas não tenham sequer que pagar taxa do Enem. A gente vai ter que fazer uma combinação para que a gente torne mais atrativo esses jovens se inscreverem para fazer o Enem e entrar na universidade.

Mais recente Próxima Lula visita sala de situação do Inep antes do início do Enem e diz que problema de falta de luz em escolas está '100% resolvido'
Mais do Globo

Duas mulheres acusam ator de tocá-las sem consentimento durante gravações de filmes

#MeToo francês: Polícia convoca Depardieu para depor sobre acusações de agressão sexual

Aproximadamente 20% da terra regional já está degradada, afetando 18 milhões de pessoas, segundo um relatório da ONU

Entenda como ovelhas gigantes ajudam o Tajiquistão a combater as mudanças climáticas

A ação foi movida pela mãe do cantor, Lucinha Araújo

Cover de Cazuza é proibido de fazer show no Brasil e na internet

Técnico não consegue retomar padrão de jogo da equipe, que pega sobretudo no ataque

Análise: derrota para o Corinthians escracha o que é o Fluminense de Diniz em 2024