Educação

Luciano Huck é alvo de críticas nas redes após defender o Novo Ensino Médio

O apresentador alegou que ‘não faz sentido retroceder à estaca zero’. Educadores, estudantes e figuras políticas reagiram

Foto: Reprodução/TV Globo
Apoie Siga-nos no

O apresentador Luciano Huck usou as redes sociais nesta segunda-feira 3 para se manifestar contra a revogação do Novo Ensino Médio no Brasil.

Ele defendeu a continuidade da implementação da reforma, chancelada pelo ex-presidente Michel Temer (MDB), e afirmou que a revogação seria o equivalente a ‘voltar à estaca zero’.

“O Novo Ensino Médio deveria estar acima de diferenças ideológicas. Mesmo com difícil implementação, não faz sentido retroceder à estaca zero”, alegou. “O esforço para oferecer uma escola mais atrativa para os alunos e conectada com as suas expectativas de vida e carreira deve ser permanente.”

O argumento do apresentador foi rechaçado por educadores, estudantes e figuras políticas que pressionam pela revogação da reforma, dadas as dificuldades de execução, a redução da formação básica oferecida aos estudantes e a precarização da atividade docente.

“Coloca seus seus filhos pra estudar em alguma escola pública estadual de periferia então”, escreveu o youtuber conhecido nas redes como ‘Chavoso da USP’.

Há, ainda, quem defenda que o apresentador se preocupe com a audiência de seu programa, exibido pela TV Globo. “Luciano, acho que você deveria ir cuidar do novo Domingão, que está com difícil implementação e você não conseguiu tornar mais atrativo para os espectadores. Deixe o Ensino Médio para quem sobre o tema”, debochou o perfil ‘Médico de postinho’.

Lideranças políticas também questionaram o apresentador, a exemplo do vereador Toninho Vespoli (PSOL-SP), que escreveu: “Luciano o que vc entende de Educação? Quantas escolas visitou? Qual realidade do chão da escola vc viveu? O que é uma escola mais atrativa para vc? Sei que o seu interesse é defender as fundações ávidas em meter a mão na verba da escola pública, mas tenha o mínimo de decência”.

A educadora e deputada estadual Elika Takimoto (PT-RJ) registrou: “Caro Luciano Huck, você acha que nós, professores, não queremos uma escola mais atrativa? Você acha que estudantes de escola pública – onde sequer têm professores de todas as disciplinas – têm condições de oferecer todos os itinerários? Essa reforma é um verdadeiro apartheid“.

A deputada federal Luciene Cavalcante (PSOL-SP), também educadora, recorreu a um antigo quadro do apresentador global para publicar sua crítica: “Soletrando: N Ã O V O L T A R E M O S A E S T A C A Z E R O”, escreveu.

Também se manifestou o historiador e educador popular Jones Manoel: “Prezado, você não é professor, não é educador, não é estudioso da área, não é estudante, não trabalha com ensino e não é líder político. Guarde sua opinião para você, foque no seu programa ruim e deixe de fazer lobby para grupos econômicos privados da educação”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo