Por Jornal da Globo


Levantamento do Jornal da Globo revela que apenas 10 estados brasileiros voltaram com as aulas presenciais

Levantamento do Jornal da Globo revela que apenas 10 estados brasileiros voltaram com as aulas presenciais

Mesmo com a reabertura de vários setores econômicos, alunos da maior parte dos estados continuam sem aulas presenciais. De acordo com o levantamento da produção do Jornal da Globo, apenas dez estados reabriram as escolas da rede pública estadual e autorizaram as prefeituras a fazer o mesmo.

Estados que já retomaram as aulas presenciais:

Em outros dez estados e no Distrito Federal, o retorno dos alunos está marcado para ocorrer até o dia 17 agosto. Há ainda seis estados que sequer definiram uma data para a reabertura das escolas.

10 estados brasileiros retornaram com aulas presenciais — Foto: Reprodução/TV Globo

Em pronunciamento feito nesta terça-feira (20), o ministro da Educação, Milton Ribeiro, fez um apelo para que estados e municípios retomem as aulas presenciais imediatamente.

"Não podemos mais adiar este momento. O retorno as aulas presenciais é uma necessidade urgente (...). A vacinação de toda a comunidade escolar não pode ser condição para a reabertura das escolas”, disse.

Segundo o ministro, “é preciso enfrentar juntos os desafios impostos pela pandemia e cumprir com nossa obrigação de garantir as condições necessárias para o retorno às aulas presenciais, pelo bem dos nossos filhos e pelo futuro de nosso país”.

A ONG Todos Pela Educação falou em omissões do Governo Federal durante a pandemia ao não assumir a coordenação das ações para o ensino remoto, o que teria agravado os impactos na aprendizagem de crianças e jovens. Para a organização, agora será preciso um esforço dos governos e da comunidade escolar para ajudar os estudantes a recuperar o aprendizado comprometido.

Professora e alunos em sala de aula — Foto: Reprodução/TV Globo

"A gente está falando de busca ativa escolar, para evitar explosão da evasão, principalmente no ensino médio. A gente está falando de ações de acolhimento emocional dos estudantes e profissionais de educação, ações de recuperação e aceleração da aprendizagem para que os estudantes possam recuperar o tempo perdido e o baixíssimo nível de efetividade que o ensino remoto teve no Brasil”, disse Olavo Nogueira Filho, diretor-executivo da Todos Pela Educação.

São Paulo define retorno

No caso da cidade de São Paulo, a maior rede de ensino do país, o segundo semestre letivo vai começar com praticamente todos os alunos em sala de aula.

A prefeitura autorizou as escolas municipais a receberem 100% dos alunos com mais de quatro anos de idade a partir do dia 2 de agosto. A escola que não tiver capacidade física para receber todos os matriculados mantendo o distanciamento de um metro terá que fazer rodízio de alunos.

Com isso, quem estiver fora da aula presencial terá acesso às atividades remotas. A única exceção são os alunos com comorbidades, que não devem voltar às aulas neste momento. No caso das creches, haverá um limite de 60% na ocupação.

Segundo a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, um em cada três estudantes não entregou as atividades ou teve pouca participação nas aulas remotas.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!