DE BOA NO ENEM 2022

Por Samuel Martins, g1 Vales de Minas Gerais


Para conquistar nota máxima na redação, tão importante como o repertório cultural, a argumentação e o domínio da língua portuguesa é a caligrafia.

Segundo o professor de português, Marcos Vinícius, ter atenção, disciplina para treinar a escrita são passos essenciais para melhorar a escrita.

Letra de forma ou cursiva?

“Os alunos sempre questionam sobre a letra na escrita de textos dissertativos-argumentativos para o Enem. Perguntas como: Posso utilizar letra de forma ou sou obrigado a utilizar letra cursiva? São frequentes. O INEP em seus critérios de avaliação não estabelece nenhum critério sobre a caligrafia do candidato, o principal é apresentar letra legível, pois o corretor não ficará tentando decifrar o que o candidato escreveu,” explica Marcos.

Se ligue nessa!

O professor dá a dica de ouro, caso queira utilizar a letra de forma em sua redação o aluno é livre, mas é preciso diferenciar letra maiúscula de minúscula.

“Não misture os tipos de letras (cursiva com forma) isso pode criar algumas confusões na leitura.” Explica o professor.

Ainda completa, “caligrafia é algo de extrema importância, pois caso esteja ilegível, a nota será zerada, visto que é um dos critérios que levam à nota zero. Não há necessidade de uma letra desenhada, mas é necessária uma letra legível.”

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!