Educação
PUBLICIDADE

Por O Globo — Rio

O Laboratório Inteligência de Vida (LIV) produziu um material, disponibilizado gratuitamente, para educadores, gestores e pais de estudantes trabalharem a prevenção da violência no ambiente escolar. No ebook “Violência contra as escolas: estratégias de prevenção e estímulo à convivência”, os especialistas do programa de educação socioemocional aborda desde os sinais de alerta, que podem ajudar a identificar futuros casos de agressões, até as melhores formas que os professores têm para acolher emocionalmente os alunos, oferecendo espaços seguros de fala e escuta, após casos de tiroteios ou outros tipos de ataques.

O e-book do LIV também lista uma série de recomendações para que as escolas combatam o bullying e construam um ambiente mais inclusivo. A educação socioemocional, que foca em habilidades como empatia e colaboração, é uma aliada, mas outras estratégicas também podem ser postas em prática.

O material sugere ainda a adoção de uma educação antirracista e a inclusão, em sala de aula, de discussões sobre extremismos, direitos humanos e convivência entre as pessoas. Outro ponto que é abordado é a necessidade de investimento na educação digital, orientando uma reflexão dos alunos sobre os riscos de determinados espaços virtuais. Segundo o LIV, professores precisam ser orientados a abordar a importância de conversar com os alunos sobre não “fazerem ameaças de brincadeira”.

“Construir no cotidiano escolar um espaço de acolhimento e escuta empática dos conflitos vivenciados pelos estudantes de modo que todos sejam ouvidos e contemplados em seus desafios, angústias e enfrentamentos. Situações omitidas ou mal resolvidas no cotidiano podem gerar desdobramentos futuros”, diz um trecho do livro digital.

A prevenção e as denúncias também são fundamentais. É necessário prestar atenção, entre outros detalhes, naqueles que demonstram fascínio inapropriado por ataques ou que idolatram agressores, que armazenam canivetes, que falam sobre intenções de matar ou fazem discursos de ódio. Mudanças de comportamento repentinas, como afastamento de amigos e das atividades corriqueiras também devem ser observadas.

O e-book recomenda ainda que as escolas tenham um canal oficial de comunicação para casos suspeitos e que procurem as autoridades sempre que necessário. Além disso, aponta o canal do Ministério da Justiça (https://www.gov.br/mj/pt-br/escolasegura) como o caminho apropriado para a realização denúncias anônimas.

O material, que está disponível em https://materiais.inteligenciadevida.com.br/kit-liv-s-o-s-escolas-ferramentas-para-o-combate-a-violencia-page destaca que professores e familiares, por estarem mais tempo com os jovens, precisam estar atentos ao comportamento das crianças e adolescentes.

Mais recente Próxima Ministro da Educação anuncia que governo vai investir em graduação de matemática aplicada do Impa
Mais do Globo

Hossein Amir Abdollahian afirmou que Teerã só reagirá se os 'interesses' iranianos forem atacados

Ministro do Irã subestima ataque atribuído a Israel e o compara a jogo de 'crianças'

Será uma ode à capital fluminense e antecipa a celebração dos 460 anos da cidade

Casa Roberto Marinho recebe em maio exposição para celebrar o Rio de Janeiro

invadida por Moscou há dois anos, a Ucrânia intensificou seus ataques contra o território russo nas últimas semanas

Ucrânia ataca três subestações elétricas e um depósito de combustível na Rússia

Artista iniciou turnê de comemoração aos 30 anos do grupo Soweto e não conteve as lágrimas ao cantar 'Reinventar'

'Belo também chora ouvindo Belo': web reage com memes à emoção do cantor em primeiro show após anúncio de separação

Lateral português cometeu um pênalti no jogo de volta das quartas de final da Champions

João Cancelo, do Barcelona, diz que sofreu ameaças após eliminação para o PSG

Por lá passaram nomes como Adriana Calcanhotto, Dori Caymmi e outros artistas

Apresentação de Alcione será a última da 'Soberano', casa de shows em Itaipava que irá fechar

Atriz encantou seguidores com look sofisticado, com direito a luvas óculos

Mariana Rios abre álbum com namorado em Sevilha e se declara: 'Mi corazón'

Ferro e Farinha, a mais bem colocada, vai concorrer a melhor do mundo. Chef ganhou prêmio de revelação

50 Top Pizza: confira a trajetória dos donos das quatro pizzarias da Zona Sul que estão entre as melhores da América Latina